28 de fevereiro de 2024 14:21

Mogi: Defesa Civil deve fazer alertas para chuvas e ventos

Interessado deve se cadastrar, enviando um SMS para o número 40199 e informando o CEP de sua residência ou de locais em que queira receber as informações Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

Os moradores de Mogi das Cruzes podem receber alertas da Defesa Civil sobre fortes chuvas e ventos em seu celular. Basta o interessado se cadastrar, enviando um SMS para o número 40199 e informando o CEP de sua residência ou de locais em que queira receber as informações. O trabalho é realizado pelo órgão estadual, com base em previsões meteorológicas.

O serviço é totalmente gratuito para a população e os interessados podem cadastrar os CEPs de quantas localidades quiserem para receber as informações. Com os dados em mãos, a população pode se programar para evitar os riscos dos eventos  meteorológicos.

Em Mogi das Cruzes, está em andamento a Operação Verão 2023/2024, voltada ao atendimento a urgências e emergências causadas pelas chuvas. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, e conta com a participação de diversas secretarias municipais, do Samu, Semae, Guarda Municipal, Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Cetesb, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Tiro de Guerra, Sabesp, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da concessionária de energia elétrica EDP. 

A Operação Verão ocorre até 31 de março e, durante este período, o atendimento a urgências e emergências causadas pelas precipitações é prioridade para toda a estrutura da Prefeitura e órgãos de atendimento. A Defesa Civil de Mogi das Cruzes também mantém contato contínuo com a Defesa Civil do Estado, para o acompanhamento das condições climáticas e para o planejamento de ações a serem desenvolvidas. Além disso, o monitoramento das áreas de risco também é intensificado. 

Os telefones para urgências e emergências ligadas às chuvas são o 199, da Defesa Civil, e 153, do Centro de Operações Integradas (COI). Os dois  atendem a população 24 horas por dia. 

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS