12 de abril de 2024 14:49

Mogi: Avenida dos Bancos está totalmente liberada

Obras do Programa Nova Mogi seguem na via até o fim do mês com manutenção de guias e sarjetas Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

Com a finalização da sinalização horizontal, toda a extensão da Avenida Voluntário Pinheiro Franco, no Centro, foi liberada para tráfego na noite da última sexta-feira (15). A capa asfáltica final foi aplicada no período noturno ao longo da última semana e a pintura da sinalização já foi finalizada. Desta forma, o fluxo foi restabelecido após a avaliação das equipes de engenharia de tráfego.
 
Para minimizar o impacto na área central, conseguimos acelerar os serviços e liberar a pista para trânsito 20 dias antes do previsto. Agora os trabalhos continuam nas calçadas, com o acabamento nas guias, sarjetas e drenagem superficial. As rampas de acessibilidade também serão feitas nesse período. Por isso, ainda é preciso atenção nas próximas semanas ao circular por aqui à pé”, lembra o prefeito Caio Cunha. 

A conhecida “Avenida dos Bancos” recebe os serviços do Programa Nova Mogi de Recuperação Asfáltica – o trabalho é mais complexo do que em outras vias porque o solo precisou de correção, com reforço de base. Os estudos de deflexão apontaram deformações ao longo da avenida, o que poderia comprometer a segurança e fluidez. Durante toda a execução das obras, as calçadas seguem liberadas para os pedestres.

A questão das enchentes também está sendo tratada nesta intervenção, com adequações do sistema de drenagem para garantir maior escoamento das águas da chuva. A previsão para a conclusão total da intervenção em toda a extensão da avenida é de três meses, lembrando que o cronograma dos trabalhos pode ser alterado conforme as condições climáticas”, explica o secretário de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira. 

Os comerciantes da região foram avisados sobre os serviços antes do começo das obras na Voluntário Pinheiro Franco, assim como o Sincomércio e a Associação Comercial. Mesmo assim, ainda mantemos contato constante com os empresários, caso seja preciso algum ajuste“, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli.   

As equipes de trânsito acompanham todas as etapas da obra e quando necessário, sinalizam as rotas alternativas. “É importante que os condutores consultem os aplicativos de trânsito, como Waze e Google Maps, que já estão atualizados com os desvios”, explica João Marcos Souza, secretário de Mobilidade Urbana. 

Os ônibus que cumprem itinerário na via também voltaram a adotar as rotas tradicionais nesta semana. 

Orientações

Em todos os trechos em manutenção do Programa Nova Mogi é preciso atenção dos condutores. Para a execução segura e mais rápida destes serviços, é necessário interditar parcialmente as vias conforme as obras avançam. Todos os trechos estarão sinalizados, inclusive com indicação de rotas alternativas. 

Os ônibus que cumprem itinerário nestas regiões também adotam rotas alternativas à medida que as interdições forem necessárias. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana fará a sinalização para os motoristas.

Programa Nova Mogi

O Programa Nova Mogi de Recuperação Asfáltica segue atuando em outras vias de Mogi das Cruzes nesta semana. 

Os serviços continuam na rua Deodato Wertheimer, no sentido Vila da Prata (a partir do trecho de duplicação, onde a via tem o nome de Francisco Ribeiro Nogueira). Nesta semana foi realizada a manutenção de guias e sarjetas; na próxima, terá início a fresagem e tratamento de base.

Interdições pontuais e temporárias podem ocorrer nas vias atendidas para manobras de máquinas pesadas. Mas normalmente estas interdições duram menos de uma hora – elas são necessárias por questões de segurança”, finalizou o secretário de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira. 

O Nova Mogi tem investimento total de R$ 205,9 milhões, somando diferentes convênios e fontes de captação de recursos, incluindo também obras em estradas da cidade, sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Ao todo, serão mais de 150 vias atendidas, numa extensão mínima de 130 quilômetros, alcançando 70% dos bairros da cidade. Trata-se do maior programa de recuperação asfáltica já lançado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e a previsão é que os trabalhos se estendam até o segundo semestre de 2024.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS