12 de abril de 2024 14:04

Itaquá é a primeira cidade do estado a vacinar contra a dengue

Nova via liga a avenida Yoshiteu Onishi à avenida Cívica e foi construída por uma empresa do setor atacadista, como mitigação de investimentos realizados na região Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

A cidade de Itaquaquecetuba saiu na frente e é a primeira do estado a iniciar a vacinação de combate à dengue. Mathias Aldemar Inácio, de 10 anos, recebeu a dose da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Fortuna na manhã desta segunda-feira (19). A aplicação foi acompanhada de perto pela secretária de Saúde, Ariana Julião.

Morador do bairro Estância Paraíso, Mathias não demonstrou medo ao receber a dose tão esperada. Ele foi até a unidade acompanhado pelo pai, o técnico de dados Aldemar Inácio da Silva, e por sua mãe, a dona de casa Zenilda Barbosa da Silva. “É um momento de muita emoção. Viemos até o posto assim que soubemos que iria começar a vacinação, só não imaginava que meu filho seria o primeiro“, disse a mãe.

O Alto Tietê foi a primeira região do estado a receber o imunizante, mas a aplicação nos demais municípios vai começar no decorrer da semana. O feito de ser a primeira foi possível graças à organização da secretaria, que se preparou na semana passada ao saber que as doses estariam disponíveis para retirada nesta segunda. Itaquá recebeu 10.960 doses e a aplicação está sendo feita em 16 unidades.

Ser a primeira cidade no estado a vacinar mostra o quanto estamos empenhados no combate à dengue. Além disso, nossas equipes de saúde estão trabalhando diariamente para reforçar as ações de vigilância em toda a cidade“, disse a secretária de Saúde. A vacinação ocorre de segunda a sexta, das 9h às 16h. Podem se vacinar crianças de 10 e 11 anos acompanhadas pelo responsável legal, munidas do comprovante de residência e RG.

A pasta também está realizando inspeções em imóveis, aplicação de fumacê, larvicida e o Levantamento do Índice Larvário do Aedes aegypti (LIRAa). “Hoje nossa cidade é referência no combate à dengue. Estamos ampliando um trabalho que já é feito todos os anos, mas entendendo o aumento de casos em todo o país, reforçamos o monitoramento“, completou o prefeito Eduardo Boigues.

Endereço das unidades 

Odete (rua Visconde de Taunay, 270); Caiuby (estrada dos Índios, 1.125); Jardim do Carmo (rua Jaú, 26); Monte Belo (rua Arujá, 25); Morro Branco (rua Rio Grande do Sul, 585); Maragogipe (rua Paulistania, 95); Marengo (avenida Gonçalves Dias, 651); Piratininga (rua Teófilo Braga, 147).

América (avenida Pedro da Cunha Albuquerque Lopes, 2.500); Nicea/Louzada (rua Diamante, 181); Paineira (rua Serra do Paranapiacaba, 380); Caic (rua Santa Catarina, 382); Jardim do Carmo (rua Jaú, 26); Pequeno Coração (rua Vasco da Gama, 346); Josely (rua Floresta, 43); Central da Saúde (rua Mmdc, 58 – Centro).

Três unidades estão passando por reforma. Sendo assim, o atendimento da UBS Jardim Miray está sendo feito na UBS Jardim do Carmo, da UBS Recanto Mônica no Jardim Fortuna e da UBS Centro na Central da Saúde.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS