12 de abril de 2024 15:47

Indefinição no PL-Mogi sobre futuro candidato a prefeito, vice e de vereadores continua

Mara e Téo podem concorrer o pleito juntos, essa foi uma das exigências da futura candidata. Foto; Reprodução Impresso Brasil

Compartilhe este conteúdo...

Quem acha que o Partido Liberal (PL), já definiu os nomes dos candidatos a prefeito, vice e de vereadores de Mogi das Cruzes, se enganou! Ainda não está deliberada essa junção dos nomes que irão disputar as eleições municipais este ano. Para prefeito (a) é dado como certo (a) o nome da ex-primeira-dama Mara Bertaiolli, já no cargo de vice-prefeito, ainda existe incógnita.

O Jornal Impresso Brasil (JIB), o primeiro a falar sobre a candidatura de Mara Bertaiolli em 2022, retratou na época os motivos que poderiam colocá-la na disputa. O tempo passou e hoje já é vista como pré-candidata a prefeita pelo PL.

Mesmo não sendo bem avaliada dentro da sigla, haja vista o descontentamento de vários membros e políticos que não aceitaram ela como nome de escolha, visto a ligação direta com o ex-prefeito Marco Bertaiolli, como esposa, além de ser cria do presidente do PSD, Gilberto Kassab com quem trava disputa com o PL pela liderança de prefeitos no Estado de São Paulo, cujo nome passou a ser desafeto do maior líder político da legenda, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Para o cargo de vice-prefeito existe incerteza de quem poderá ser esse nome. O PL, conforme apurado pela reportagem, deve esperar um pouco mais para anunciar o futuro candidato a vice. “A Mara exigiu que o seu vice seja o ex-secretário Marcelo Cusatis, o Téo para disputar as eleições, essa foi uma das exigências impostas para concorrer pelo PL”, revelou uma fonte que pediu anonimato.

Sobre ser ou não o ex-secretário Téo Cusatis, o PL ainda não decidiu, existe muita resistência dentro do partido. “Eles querem mais o quê? Todo mundo sabe que a Mara é cria do PSD, o Téo também, acho que o Boy tá pisando na bola, desmerecendo seus aliados mogianos, colocando todos no mesmo saco e dizendo que não somos capazes”, lamentou a fonte que prefere se manter no anonimato. Mara deverá assinar a ficha de filiação nesta semana e Téo vai assinar a ficha no PSD também nesta semana.

Panela de pressão

Quem vem sofrendo com isso, são as duas figuras mais importantes do partido em Mogi, o presidente do diretório municipal e atual deputado estadual Marcos Damásio e o presidente da executiva estadual, Tadeu Candelária. Os dois vem sendo bastante requisitados por membros da sigla para interferir nas escolhas, no entanto, nada podem fazer, já que a decisão é do presidente nacional Valdemar Costa Neto. Essa informação foi revelada por pessoas próximas das duas figuras liberais.

Legislativo mogiano

Sobre os futuros candidatos ao cargo de vereador de Mogi das Cruzes, na reta final do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral, vários nomes estão assinando as fichas de filiação. Na segunda-feira, dia 1º de abril, assinou a ficha o advogado Jair de Araújo que deverá concorrer ao pleito este ano, também quem rubricou a papelada de filiação foi a vereadora Malu Fernandes que deixou na última semana o Solidariedade para tentar a reeleição no legislativo pelo PL. 

Damásio, presidente do diretório e o advogado Jair de Araújo durante assinatura da ficha de filiação

Sobre Malu, existe a possibilidade dela utilizar o número 22.222 que até então estava nas mãos do vereador José Luiz Furtado, que já tinha causado polêmicas por causa do palhaço Bubu (Edvaldo Hermenegildo), detentor dos números. Além disso, Malu deve ainda ficar à frente do PL Mulher.

A vereadora Malu teria negociado com os dois lados: com o PL e com o Podemos. Venceu o PL!

Calendário eleitoral

Termina no dia quatro o prazo para desfiliação partidária para a mudança de legenda no caso de ser vereador e querer continuar no cargo. Já a filiação partidária para se candidatar em 2024, deve ser feita até 6 de abril, ou seja, seis meses antes das eleições. Os interessados em participar das eleições deste ano devem estar com domicílio eleitoral registrado no município que desejam concorrer até 6 de abril.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS