28 de fevereiro de 2024 11:52

Guarulhos: 58 gatos que estavam abandonados em gaiolas são resgatados

Todos os animais foram levados ao abrigo do DPAN Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

O Departamento de Proteção Animal (DPAN) de Guarulhos resgatou nesta segunda-feira (30) 58 gatos abandonados na pracinha do Campo, no Bonsucesso. Os animais foram deixados ao relento em gaiolas por uma mulher identificada por uma equipe da Prefeitura que passava pelo local e flagrou o crime. Uma das gatas resgatadas deu luz a sete filhotes.

Todos os animais foram levados ao abrigo do DPAN, no mesmo bairro da ocorrência, onde estão sendo avaliados e preparados para adoção. Questionada pelos servidores, a tutora alegou que “resolveu abandonar os gatos porque pretendia retornar ao Paraná”. A Prefeitura denunciou o caso à Delegacia de Meio Ambiente de Guarulhos para responsabilização criminal da envolvida.

A diretora do DPAN, Juliana Kopczynski, falou sobre o caso. “Infelizmente são muitos casos de abandono por toda a cidade, mas este chocou não só pela quantidade de animais envolvidos como pela forma como foi feito”, disse. “Já ultrapassamos o limite de vagas no abrigo, mas socorremos os gatos porque eles não têm culpa e agora esperamos encontrar tutores responsáveis para todos eles”, complementou a gestora.

O abandono de animais é crime de acordo com a lei federal 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da lei federal 14.064, a pena de maus-tratos a animais aumentou para reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda quando se tratar de cão ou gato.

Cães

Em cumprimento a uma ação judicial, 22 cães em situação de maus-tratos foram regatados de uma residência no Bonsucesso no último dia 25. A ação foi realizada pelo DPAN em parceria com a Delegacia de Meio Ambiente de Guarulhos. Os animais também foram levados ao abrigo da Prefeitura, onde estão sendo preparados para adoção.

Como adotar?

Adoções podem ser feitas de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 11h e das 13h às 16h, no DPAN (rua Santa Cruz do Descalvado, 420, Bonsucesso).

Para levar um bichinho para casa é necessário ser maior de 18 anos de idade, apresentar documento pessoal com foto, comprovante de residência e responder a um questionário de avaliação. Para quem pensa em adotar um gatinho, recomenda-se comparecer com caixa de transporte para acomodar o pet com segurança durante o trajeto para casa.

Mais informações podem ser obtidas na página dpan.guarulhos.sp.gov.br.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS