Nesta segunda (09), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Bertioga concluiu com aulas práticas de tiro, a última etapa do curso obrigatório de requalificação profissional. Sob revezamento de turmas para não impactar o cotidiano operacional, a formação contou com a participação de todos os GCMs ingressos antes de 2024. Com 80 horas-aulas, o estágio foi apresentado em quatro módulos, atendendo os requisitos legais para manutenção do porte de arma e capacitação técnica.
Segundo a Secretaria de Segurança e Mobilidade, o aprimoramento aplicado faz parte da estratégia de reforço da Segurança para a temporada de verão 2024/25, que visa intensificar abordagens e ações. A expectativa é de que Bertioga receba mais de 200 Policiais Militares (PM) para a Operação Verão, tocada em conjunto com o Governo do Estado. O comando da Guarda reforça ainda que no próximo ano, o curso também será aplicado aos GCMs ingressos no último concurso (2024).
EQP
O Estágio de Qualificação Profissional – EQP– aplicado está embasado nos Princípios de Legalidade; Direitos Humanos, das Garantias Individuais e Coletivas, da Participação Social e de melhoria no atendimento ao cidadão. O curso objetiva cumprir com os requisitos impostos pela Lei n.º 10.826/2024, que trata sobre o Estatuto do Desarmamento e legislação complementar, no que tange ao porte de arma das Guardas Municipais.