28 de fevereiro de 2024 14:10

Guararema prepara escolas para a volta às aulas

Além de limpeza e organização das 25 unidades de ensino, ações da Secretaria Municipal de Educação envolvem planejamento pedagógico, organização de materiais escolares e formação de profissionais Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

No próximo dia 14, as aulas da Rede Municipal de Ensino de Guararema serão retomadas. Isso significa que aproximadamente quatro mil alunos voltarão a frequentar as 25 unidades de ensino em todos os bairros da cidade. E a Secretaria Municipal de Educação está preparando tudo para que o retorno seja tranquilo, seguro, divertido e produtivo. Tanto as escolas da Educação Infantil como as do Ensino Fundamental recebem serviços de zeladoria, pintura, limpeza e organização nos ambientes internos e externos.

Além disso, os materiais escolares já estão sendo separados para serem entregues pessoalmente a cada um dos estudantes. O kit conta com livros didáticos e paradidáticos, materiais de apoio e itens como lápis, canetas, canetinhas, e outros, como tintas-guache e giz de cera, de acordo com as faixas etárias.

Os profissionais da Educação também já organizam os uniformes, que contam com camisetas de manga longa, manga curta, jaqueta, calça e bermuda. E tudo isso será apresentado aos pais e responsáveis por meio de um folder informativo que será entregue no primeiro dia de aula.

Neste período do ano, fazemos o nosso planejamento pedagógico e também deixamos tudo pronto para receber os alunos. É um trabalho que envolve as salas de aula, pátios, cozinhas e todas as estruturas das escolas. Estamos preparando tudo com muito carinho e zelo para com as nossas crianças”, explica a secretária municipal de Educação de Guararema, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.

Além destas ações, a Pasta também desenvolve diversas atividades de formação de professores, tanto nas unidades de ensino como em equipamentos como o Cine Guararema e a Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo”.

Nestes encontros, os profissionais têm acesso a conteúdos diversos que auxiliam no contato com os alunos e no repasse de informações sociais e educativas a eles ao longo do ano letivo.

O pacote de atividades desempenhadas no período que antecede a volta às aulas também envolve a continuidade dos serviços de segurança. Sem exceção, em 2024 todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Guararema seguem com controladores de acesso nas entradas, botões de pânico em locais estratégicos e câmeras de monitoramento.

Por fim, também é realizado o planejamento de programas extraclasse para o ano letivo, como o Visitando Museus, que leva alunos a aulas-passeio em equipamentos culturais de São Paulo; o Colhendo Saberes na Escola da Natureza, que trabalha a relação das crianças com o meio ambiente; o Bombeiro na Escola, que proporciona conhecimentos teóricos e práticos de prevenção a incêndios; e muitos outros.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS