21 de fevereiro de 2024 11:38

Guararema amplifica ações preventivas contra o Aedes Aegypti

Compartilhe este conteúdo...

Em Guararema, os trabalhos de prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti são realizados durante todo o ano, e a Secretaria Municipal de Saúde já deu início à campanha de 2024, que reforça dicas de identificação de possíveis focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Entre as principais orientações, estão instruções como manter caixas d’água sempre com tampa e vedadas; colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas e trocar semanalmente a água dos vasos com plantas subaquáticas; lavar com escova potes de comida e água de animais de estimação; guardar pneus, garrafas e outros objetos sem uso em locais cobertos; e manter calhas desentupidas.

O objetivo, como destaca a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins, é “não deixar água parada”. “De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o clima quente facilita a multiplicação do mosquito Aedes Aegypti, então nessa época do ano reforçamos as ações de controle vetorial em todo o município, com as equipes da Vigilância em Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses“.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde também realiza ações educativas nas escolas municipais, faz panfletagem em residências e comércios e divulga o conteúdo também na mídia e redes sociais.

Sempre que necessário também são realizadas atividades como bloqueio de criadouros, nebulização e avaliação de densidade larvária. Todos os trabalhos estão descritos em detalhes em https://guararema.sp.gov.br/cidadao/servicos-de-saude/dengue, e em caso de denúncias sobre focos de proliferação do mosquito a população pode entrar em contato pelo telefone (11) 4693-8040, da Vigilância Sanitária.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS