19 de junho de 2024 14:03

GCMs formados em Suzano já estão em patrulhamento ostensivo e preventivo

Agentes iniciaram os trabalhos após cerimônia de formação realizada no sábado (27/01); no total, são 43 novos guardas integrados ao efetivo Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

Os 43 agentes formados no último sábado (27/01) pela Secretaria de Segurança Cidadã de Suzano já estão atuando pela Guarda Civil Municipal (GCM) nos quatro cantos da cidade e promoveram, nesta segunda-feira (29/01), os primeiros patrulhamentos ostensivos e preventivos após a conclusão do curso teórico e prático para a função.

Os GCMs já haviam atuado em dezembro passado durante a “Operação Natal Seguro”, reforçando a segurança nos principais pontos comerciais da região norte, nos bairros Jardim Dona Benta e Miguel Badra, e nas proximidades do centro comercial de Palmeiras, na porção sul de Suzano. 

Os 32 homens e 11 mulheres que passaram a integrar o efetivo fazem parte de um significativo crescimento de 56% no número de guardas em atuação desde o início da gestão. O salto foi de 141 em 2017 para 219 neste início de ano. 

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, citou que essa elevação é um compromisso da Prefeitura de Suzano para trazer mais tranquilidade à população e auxiliar o trabalho das demais forças de segurança. “Os agentes realizam esses patrulhamentos ostensivo e preventivo em apoio às polícias Civil e Militar. É um trabalho em parceria visando sempre o melhor aos moradores”, destacou Afrânio.

Para isso, a preparação dos agentes foi cuidadosa e durou seis meses. Neste período, eles realizaram cursos abordando diversos assuntos que envolvem a segurança pública, bem como treinamento para atuação de forma eficiente. Além disso, os guardas trabalham armados e estão preparados para atuarem em qualquer dispositivo da GCM de Suzano, como Força Patrulha, Canil, Patrulha Maria da Penha, Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e a Ronda Ostensiva Motorizada (Romo). “Os recém-formados estão nas ruas porque sabem como agir para servir e proteger o cidadão. Os agentes se formaram justamente para aumentar e reforçar o efetivo e fazer ações de segurança na cidade, como já é feito. Uma prova disso é que, somente no ano passado, atendemos 6.421 ocorrências. Isso mostra que já realizamos um grande trabalho e eles chegaram para somar e fortalecer nossos patrulhamentos e o atendimento aos suzanenses”, finalizou o chefe da pasta.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS