A Prefeitura de Guarulhos formou nesta terça-feira (10), em cerimônia no Paço Municipal, 44 guardas civis municipais (GCM) de quatro cidades paulistas. Dessas tropas novatas, treinadas e preparadas na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (Efag), 17 agentes servirão ao patrulhamento da cidade de Guarulhos. Outros dois irão para Arujá, seis para Francisco Morato e 19 compõem a primeira turma de GCMs de Águas de Lindoia.
O crescimento da corporação guarulhense, que contratou 130 concursados desde o ano passado, foi comemorado ainda com a entrega de 32 viaturas SUVs obtidas pelo convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e doze junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública. Tratam-se dos modernos modelos da Renault Kardian Evolution (15) e Stepway Zen (13), Trailblazers da Chevrolet (4), os sedãs Toyota Yaris (11) e a picape Mitsubishi L200 Triton (1).
Além de proporcionar a formação, Guarulhos enviará às três cidades parceiras 30 revólveres calibre .38. “Somos uma cidade fraterna que tem orgulho em ajudar seus vizinhos a se desenvolverem. Desde que inauguramos nossa escola de guardas, em 2020, já formamos profissionais de 16 cidades em cursos diferentes, e isso reflete positivamente na segurança do Estado”, afirmou o prefeito Guti ao assinar o termo de cooperação para a doação.
André Santana foi um dos formandos do evento. Para ele, ser guarda municipal é sinônimo de trabalho com excelência, profissionalismo, entrega e honra, seja no patrulhamento de um parque ou no combate à criminalidade para salvar um cidadão. “Fazer parte de uma profissão que dá a vida pelo outro sem esperar recompensas é a expressão máxima de sacrifício e empatia. Nós escolhemos doar tudo de nós pelas pessoas”, comentou o novo agente ao discursar para seus colegas.