Os profissionais enviados pelo Governo de São Paulo para auxílio às vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul já efetuaram mais de 1.865 mil atendimentos nas regiões afetadas por enchentes e deslizamentos. No último domingo (5), mais duas equipes da Defesa Civil foram enviadas para reforçar o apoio à população e dar continuidade aos trabalhos de resgate no território gaúcho, incluindo o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Henguel Pereira.
O Governo de SP mandou até o momento 5 equipes de Defesa Civil, com 16 militares e um geólogo. Além disso, o coronel Henguel Pereira, que também é presidente do Congepdec, Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil, fez um chamamento a todas as Defesas Civis do país e será montado um gabinete de crise nacional em Santa Cruz do Sul.
Entre os atendimentos das equipes paulistas, está o resgate de pacientes no hospital de Canoas, que precisou ser evacuado por conta do aumento do nível das águas. Foi preciso abrir buracos nas paredes da unidade para a retirada das pessoas internadas. O resgate contou com a participação de duas equipes do Corpo de Bombeiros.
Também houve a remoção aérea com suporte médico de uma idosa internada em estado crítico e o resgate de um grupo ilhado em uma escola.
Policiais militares de São Paulo, com agentes do Corpo de Bombeiros e do Comando de Aviação, atuam na localização e socorro médico de vítimas soterradas, salvamento de pessoas ilhadas e busca de desaparecidos.
Além de três helicópteros Águia, um avião King Air também foi colocado à disposição pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo para apoiar o transporte de equipes até o sul do país.
Até o início da noite do último domingo, 865 vítimas já tinham sido resgatadas pelo Corpo de Bombeiros em parceria com o Comando de Aviação. Os profissionais do Corpo de Bombeiros foram responsáveis por resgatar 668 pessoas. Já o Comando de Aviação, responsável pelos três helicópteros Águia, socorreu 197 pessoas e 29 animais. As equipes também utilizam sete embarcações na retirada segura de vítimas ilhadas pelas enchentes.
Além das duas novas equipes enviadas neste domingo, a Defesa Civil do Estado conta com agentes no Vale do Taquari para a instalação de um centro logístico humanitário. Já o grupo que oferece atendimento em Porto Alegre está dando apoio ao centro logístico central.
Até o último domingo, a Defesa Civil paulista registrou 1 mil atendimentos no sul do país. Ao todo, são 64 profissionais paulistas no socorro à população gaúcha, entre bombeiros, enfermeiros, geólogos e militares, além do apoio de dois cães farejadores.