O município de Ferraz de Vasconcelos melhorou suas condições no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), porém, continua distante de ser uma cidade de excelência.
Ferraz estava na 220ª colocação no ano passado e melhorou sua posição, indo para a 142ª posição neste ano. O estudo foi realizado com 418 cidades brasileiras e no Alto Tietê. O município avançou em nove das 13 áreas avaliadas com avanços significativos de acesso como a qualidade de saúde, saneamento e no funcionamento da máquina pública. A Prefeitura, desde que criou a controladoria Geral do Município, setor específico para fins de acompanhamento e monitoramento de todos os indicadores fiscais e sociais vem realizando tratativas periódicas com todos os gestores públicos, fator decisivo para o aperfeiçoamento dos indicadores da administração pública.
Entre os principais fatores para o município conseguir expressivo avanço nas avaliações realizada por órgãos externos, foram o equilíbrio e harmonia das Contas Públicas Municipais, a qual foi avaliada com Nota “A” pela Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, por conseguinte, gerando mecanismos contábeis e financeiro para os gestores públicos realizarem inúmeros investimentos no município, como exemplo, na saúde, educação, saneamento, infraestrutura, entre outros. Segundo o texto encaminhado à imprensa, a prefeitura continua com tratativas frequentes traçadas com órgãos externos (união e estado), buscando captação de novos recursos para fins de investimentos em diversos eixos que tanto a cidade necessitava de melhoria e conservação.