Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Ferrari Amalfi vs Ferrari Roma: motor, potência, preço

Historicamente, a Ferrari não faz reestilização. Por outro lado, não estamos falando de uma montadora comum, mas da marca automotiva mais famosa do mundo. Assim, cada novidade é rebatizada, mesmo que as mudanças em relação ao modelo que substitui não sejam tão impactantes. E assim nasceu em Maranello a Ferrari Amalfi, sucessora da Roma.

Uma passagem de bastão que, da celebração da Dolce Vita, passa para o sol do mar Tirreno, mantendo praticamente intactas as proporções e a configuração geral do carro, modificando e atualizando nos pontos certos. 

Exteriores 

Na época – era o final de 2019 – a Ferrari Roma surpreendeu muitos (digamos todos) com suas linhas que quebravam o padrão clássico ao qual Flavio Manzoni, responsável pelo design de Maranello, nos havia acostumado. Não era – como muitos haviam suposto – um Portofino com teto fixo. Não. Suas linhas eram inéditas, mais suaves e polidas do que nunca, para um design geral quase desconcertante. 



<p>Ferrari Amalfi</p>

Foto de: Ferrari



<p>Ferrari Roma</p>

Dela, a Amalfi se inspira, olhando, no entanto, para o motor V12 para se diferenciar, especialmente na dianteira. Os conjuntos ópticos permanecem finos e a partir deles parte uma linha que os une. A grade desaparece, para um minimalismo ainda mais acentuado, que naturalmente não abre mão de soluções refinadas para a aerodinâmica. Simplicidade no poder, sem simplismos. Para ter mais um exemplo, basta passar para a traseira, onde as luzes permanecem extremamente finas, fendas vermelhas na carroceria, e a asa móvel está escondida, pronta para surgir e proporcionar uma carga vertical de 110 kg a 250 km/h.

Modelo Comprimento Largura Altura Entre-eixos
Ferrari Roma 4,65 metros 1,97 metros 1,3 metros 2,67 metros
Ferrari Amalfi 4,66 metros 1,97 metros 1,3 metros 2,67 metros

Interiores

Falar de Ferrari e colocar o volante como item primordial pode parecer estranho. Desconcertante. Talvez até fora de lugar. Mas é essa a ferramenta para domar todos os Cavallinos, incluindo a Amalfi. Não apenas em termos de dinâmica de condução: atualmente, os raios abrigam uma quantidade às vezes excessiva de botões, alavancas e assim por diante. Muitas vezes, porém, esquece-se da ergonomia. Traduzindo: é preciso oferecer facilidade a quem dirige.



Ferrari Amalfi 2027


Ferrari Roma

Ferrari Amalfi (à esquerda) e Ferrari Roma (à direita), os interiores

Um ponto que na Ferrari Roma não se destacava, devido aos comandos touch no volante. Bonitos de se ver, menos de se usar. Uma crítica feita por muitos clientes e que chegou a Maranello, onde prontamente resolveram o problema.

Assim, na Ferrari Amalfi retornam os comandos físicos no volante. Bonitos e confortáveis. Não falta, naturalmente, o icônico manettino para mudar o caráter da GT do Cavallino. Mais dócil para passear, um concentrado de potência (640 cv não é pouca coisa) para se divertir na pista. 

O resto muda e não pouco, com o monitor central em posição horizontal e não mais vertical, saídas de ar redesenhadas e outros detalhes completamente novos. Permanecem o painel digital e o monitor (opcional) para o passageiro. E, claro, muita atenção aos detalhes, materiais de alta qualidade e a habitual possibilidade de personalizar praticamente cada detalhe. 

A Ferrari Amalfi vista ao vivo

Longa vida ao V8

Vamos à parte mais importante. Nada de downsizing, nada de eletrificação. Nem mesmo leve ou muito leve. A Ferrari Amalfi mantém o V8 de 3,9 litros da Roma, dando-lhe novo fôlego ao adicionar 20 cv, chegando a 640 cv. Claro, é de fato a Ferrari menos potente de todas, mas desafio qualquer um a reclamar do resultado final.



<p>Ferrari Amalfi</p>

Foto de: Ferrari



<p>Ferrari Roma</p>

A novidade em relação à Roma, no entanto, vai além dos números frios. O V8 biturbo da família F154, de fato, se beneficia de uma série de melhorias como eixos de comando mais leves, turbo capaz de girar mais rápido (até 170.000 rotações por minuto), centralina modificada e novo bloco. O resultado – dizem na Ferrari – é uma maior reatividade geral. Graças também à transmissão automática de dupla embreagem com 8 marchas, com estratégias de funcionamento otimizadas. A velocidade máxima permanece inalterada – 320 km/h – enquanto o tempo de 0 a 100 melhora em 1 centésimo, passando de 3,4 para 3,3 segundos. Melhora também a distância de frenagem, graças ao novo sistema brake-by-wire. 

Modelo Ferrari Amalfi Ferrari Roma
Motor V8 biturbo 3,9 litros V8 biturbo 3,9 litros
Potência 640 cv 620 cv
Torque 760 Nm 760 Nm
Câmbio DCT 8 marchas DCT 8 marchas
Velocidade máxima 320 km/h 320 km/h
0-100 km/h 3,3″ 3,4″

Os preços

Nunca existiu e nunca existirá uma Ferrari barata. Caso contrário, não seria uma Ferrari. Existe, no entanto, uma Ferrari menos cara de todas e essa é a Amalfi, com preço a partir de 240.000 euros (claro, na Europa). Aos clientes, cabe então fazer os cálculos do valor a ser acrescentado para opcionais e personalizações diversos.

Trata-se de um aumento de cerca de 20% em relação ao preço da Ferrari Roma, vendida na época a partir de 200.000 euros. A ideia de uma Roma usada lhe atrai? Saiba que no portal pre owned da Ferrari, dedicado aos usados certificados, os preços começam em 200.000 e chegam a ultrapassar 250.000 euros.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Biblioteca da Câmara Municipal conta com um acervo de mais de 24 mil livros

Ouvir esta notícia Pausar leitura A Biblioteca da Câmara Municipal de São Paulo conta com…

Fluminense x Chelsea AO VIVO: siga em TEMPO REAL o duelo do Mundial de Clubes

ESPN.com.br 8 de jul, 2025, 13:36 Email Abrir mais reações Chegou a hora! Fluminense e…

Serviços públicos em pauta: Saiba mais sobre o Atende no Sampa e Você

Ouvir esta notícia Pausar leitura Essencial para garantir o direito de ir e vir de…