19 de maio de 2024 03:17

Ecopontos de Itaquá recebem mais de 1,5 mil de resíduos

Município conta com 18 equipamentos Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

Os ecopontos de Itaquaquecetuba receberam 1,5 mil caçambas de materiais descartados pela população no primeiro trimestre deste ano. O balanço foi divulgado nesta semana pela Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento que gerencia, junto à Peralta, os 18 equipamentos instalados no município para incentivar a população a adotar práticas sustentáveis.

Em janeiro, Itaquá contava com 15 ecopontos. As unidades receberam 128 caçambas de restos de construção civil, 247 de madeira, oito de vidro e 192 de recicláveis. No total, foram 575 caçambas. Já em fevereiro, foram 133 de restos de construção civil, 177 de madeira, 4 de vidro e 163 de resíduos recicláveis, totalizando 477 caçambas.

Itaquá inaugurou mais dois ecopontos no primeiro bimestre. Em março, já com 17 ecopontos, foram recolhidas 162 caçambas de restos de construção civil, 198 caçambas de madeira, quatro de vidro e 138 de recicláveis, totalizando 502 caçambas. Em todo o ano de 2023, foram recolhidas 3 mil caçambas.

No final de abril, o 18º ecoponto foi entregue no Jardim São Manoel.  A expectativa é inaugurar mais quatro equipamentos até o fim deste ano, totalizando 22 na cidade. Os locais recebem restos de construção civil, pneus, móveis desmontados, recicláveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e lâmpadas.

Os ecopontos trazem diversos benefícios para a população e são essenciais para promover a reciclagem, a reutilização e a correta disposição final dos resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a promoção da sustentabilidade. Além de minimizar os impactos negativos associados à disposição inadequada de resíduos, melhora a limpeza da cidade e até a prevenção de enchentes“, destacou a chefe da pasta, Yasmim Zampieri.

Recebemos 1,5 mil caçambas de resíduos nos ecopontos da cidade. É uma vitória para Itaquá. Isso significa que com a entrega voluntária da população, estamos promovendo a limpeza e desobstrução de bocas de lobo que evitam inundações. É gratificante ver o quanto os moradores estão cooperando com a preservação da cidade e do meio ambiente“, ressaltou o prefeito Eduardo Boigues.

Além do São Manoel, o município possui ecoponto nos bairros Vila Bartira, Vila Zeferina, Vila São Carlos, Parque Marengo, Parque Piratininga, Vila Arizona, Residencial Scaffid, Jardim Odete, Vila Augusta, Jardim Nascente, Jardim Europa, Jardim Tropical, Pequeno Coração, Jardim Napoli, Estação, Jardim Nova Itaquá e Jardim América.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS