• Home
  • Opinião
  • Editorial
  • Disputa pelo governo do estado: esquerda busca nome para “bater” Tarcísio em 2026

Disputa pelo governo do estado: esquerda busca nome para “bater” Tarcísio em 2026

Com a direita consolidada e confiando nas recentes declarações do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sobre sua intenção de disputar a reeleição em 2026, a esquerda e centro-esquerda articulam para definir uma composição forte na disputa pelo comando do estado.

Entre os possíveis candidatos, despontam o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ex-governador Márcio França (PSB). Fernando Haddad (PT) e Guilherme Boulos (PSOL) também são cotados.

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) será peça-chave na formação da chapa, sua eventual disputa à reeleição pode tirar seu ministro da fazenda, Haddad da disputa.

Boulos busca novamente viabilizar sua candidatura, mas sua derrota na eleição pela capital em 2024 evidenciou um teto de votos e alta rejeição, especialmente no interior, onde o eleitorado tende a ser mais conservador.

Diante desse cenário, os nomes do PSB ganham força, com menor rejeição e maior viabilidade eleitoral para liderar a chapa.

O que se desenha é uma disputa acirrada, na qual um dos três partidos: PT, PSOL ou PSB – ficará de fora da composição majoritária, assumindo um papel secundário nessa batalha que promete fortes emoções até o dia 6 de outubro de 2026.

VEJA MAIS

Municípios do CONDEMAT+ reforçam necessidade de regionalização da regulação de vagas na Saúde

A assembleia do Conselho de Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê…

Suzano avança para ampliar emissão de licenças ambientais de alto impacto local

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, trabalha para ampliar a…

Arujá inicia estudos para implantação do ‘Centro TEA’ ampliando políticas de inclusão

A Prefeitura de Arujá deu início, na terça-feira (23), ao processo administrativo voltado à viabilização…