18 de julho de 2024 07:28

No data was found

Condemat+ lança semana D contra a Dengue em parceria com o Estado

Força-tarefa está sendo idealizada para combater o avanço da doença na região consorciada. Vacina para público de 10 e 11 anos deve chegar dia 19 Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+) e a Defesa Civil do Estado de São Paulo, apresentam de forma conjunta, a Semana D de combate à Dengue na região.

O lançamento da iniciativa será às 7 horas desta sexta-feira (16), na área do Pró-Hiper, localizada na Avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 540, no Mogilar, em Mogi das Cruzes, com a presença de representantes das prefeituras consorciadas e das Defesas Civis municipais.

A diretoria do consórcio se reuniu na manhã desta quinta-feira (15) com representantes da Defesa Civil do Estado para traçar as estratégias que serão promovidas ao longo dos próximos dias na região.

A escolha da região levou em conta o aumento dos casos da doença. Na área do Condemat +, as cidades de Guararema e Suzano já decretaram estado de emergência.

A força-tarefa integra as ações do Centro de Operações de Emergências (COE), do governo estadual e conta com o apoio de diversos atores, incluindo equipes de controle de vetores, Guardas Municipais (GCMs) e voluntários.

O objetivo da iniciativa é promover ações simultâneas nos municípios consorciados para reforçar o combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, que além de transmitir a Dengue, é o vetor de doenças como Zika e Chikungunya.

A partir desta sexta-feira, os agentes percorrerão as ruas para orientar os moradores.

Entre as estratégias se destacam a promoção de campanhas de conscientização junto à população, visitas, vistorias nas residências e espaços públicos para identificação e eliminação de focos do mosquito, assim como a aplicação de inseticidas.

Teremos o lançamento regional, já com uma grande mobilização em Mogi das Cruzes. Ao longo dos próximos dias, num cronograma a ser estabelecido por cada cidade em conjunto com o Estado, teremos o reforço da Defesa Civil junto às equipes de saúde para as ações de campo em toda a região”, explica o prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes, presidente do Condemat+.

A Semana D integra os esforços do consórcio na articulação conjunta de medidas de combate à Dengue.
A região registra mais de três mil casos confirmados da doença neste ano e é a primeira do Estado a receber doses da vacina, com previsão de início da imunização na próxima semana. A liberação das primeiras doses da vacina deve ocorrer na próxima segunda-feira (19). Serão 79.416 doses para 11 cidades do consórcio, para o grupo de 10 e 11 anos.

Sobre os casos, de janeiro a dezembro de 2023, a região contabilizou 2.413 confirmações da doença. Agora, neste ano, de 1º de janeiro até o momento, são 3.605 registros confirmados, com três óbitos: dois em Guarulhos e um na cidade de Poá.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS