07 de setembro de 2024 23:24

No data was found

Cães da GCM de Guarulhos responsáveis por combater o crime: são 26 kg de drogas apreendidos desde 2023

Os cães recebem treinamentos, auxiliam nas apreensões de entorpecentes, buscam por pessoas desaparecidas e ajudam na segurança pública Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

Desde 2023, o Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos apreendeu 26 kg de drogas com a ajuda de 14 cães policiais treinados para busca de entorpecentes. A maconha foi a droga mais encontrada, somando quase 16 kg, seguida de 10,1 kg de cocaína.

São 29 profissionais que, junto com os cães, atuam na busca por pessoas desaparecidas, cadáveres, drogas, imobilização de criminosos e controle de tumultos.

As melhorias são parte do financiamento de 45 milhões de reais contratado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para projetos de modernização da segurança pública da cidade. “Apenas no complexo da Vila Tijuco iremos aplicar R$ 4,6 milhões. São melhorias históricas para a GCM. Nossos guardas carregam o legado de tantas conquistas e de fazer parte de uma corporação modelo no país, em que o operacional e o administrativo caminham juntos”, comentou o secretário de Segurança Pública, Márcio Pontes.

Nos últimos três anos, os cães da GCM participaram de 544 ocorrências, sendo treinados desde filhotes para diversas atividades. Após até cinco anos de serviço, eles se aposentam e são adotados, geralmente por seus tutores. A GCM conta com cães das raças pastor-alemão, pastor-belga-malinois, rottweiler, bloodhound e dobermann.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS