25 de junho de 2024 14:28

Biritiba: Moradores reclamam da falta de energia elétrica em seus bairros

EDP informa que na primeira quinzena de outubro, registrou 262 ocorrências na rede elétrica do município Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

Tem sido constante nos bairros Jardins Yoneda e Alvorada, em Biritiba Mirim, a falta de energia elétrica que causa transtornos para as famílias biritibanas.

Até o final desta edição, a Prefeitura Municipal de Biritiba Mirim não tinha se pronunciado sobre as providências que o município estaria tomando para sanar o problema junto à EDP, distribuidora de energia para a cidade.

Em contato com a empresa, ela informou que os efeitos das mudanças climáticas no Alto Tietê têm provocado eventos cada vez mais intensos, que impactam diretamente as redes de distribuição de energia da concessionária.

A chegada da primavera deste ano veio acompanhada por uma forte onda de calor e de novos eventos de tempestades severas, associadas a chuvas intensas, raios e fortes rajadas de vento. Pesquisas indicam que esse cenário é potencializado pelos efeitos climáticos do El Niño”, explicou.

De acordo com o monitoramento da Climatempo, a primeira quinzena de outubro de 2023, em Biritiba Mirim, foi marcada por aumento de 392,5% no volume de chuvas e de 879,4% na quantidade de raios registrados, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A passagem de tempestades como estas provocam ocorrências envolvendo, principalmente, queda de galhos, árvores, e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam maior tempo de reparo por conta da complexidade e elevam de forma expressiva o nível de criticidade da operação do sistema elétrico”, assinalou.

Para se ter ideia, do problema causado, a EDP já registrou, entre os dias 1 e 15 de outubro deste ano, 262 ocorrências na rede elétrica do município biritibano, equivalente a 77,7% do registrado em todo mês de outubro do ano anterior.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS