12 de abril de 2024 15:38

Bertioga realizará mutirão de combate à Dengue este fim de semana no Bairro Chácaras

Neste sábado (24) e domingo (25), das 9h às 14h Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

Firme no combate à dengue, neste sábado (24) e domingo (25), das 9h às 14h, os Agentes de Combate às Endemias e da Vigilância Sanitária estarão nas ruas do Bairro Chácaras orientando a população e realizando ações de bloqueio e eliminação de focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

É importante que a população receba os agentes, que estarão devidamente uniformizados, para que eles possam verificar seu imóvel. Todos são treinados e capacitados para identificar possíveis criadouros e buscar larvas, caso haja situações que permitam a proliferação do vetor transmissor das arboviroses, como a dengue”, reforçou Marly Inês dos Reis, diretora de Vigilância em Saúde.


O Cata Treco, serviço gratuito oferecido pela Secretaria de Serviços Urbanos, também estará presente na ação, para a retirada de materiais inservíveis, como janelas, portas, móveis velhos, eletrodomésticos, madeiras, entre outros descartáveis de grande porte que não podem ser recolhidos pela coleta padrão de resíduos sólidos, que estejam sem utilidade e possam ser criadouros do mosquito.

No sábado (24), o Cata Treco estará nas ruas Lincoln Bolivar Neves, Aprovada 612 (rua do Buba), Aprovada 613 (rua da ferro e aço), Aprovada 614 (rua 5), Aprovada 615 (rua 6) e Aprovada 616 (rua 7). No domingo (25), o serviço será realizado nas ruas Aprovada 617 (rua 8), Aprovada 618 (rua 9), Aprovada 619 (rua10) e Aprovada 620 (rua 11a).

Para reforçar o trabalho, no último mês, a prefeitura contratou novos 32 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e 13 ACEs, saltando de 56 para 101 agentes, que atuam nas ruas com atividades de prevenção de doenças e das arboviroses e a promoção da saúde, favorecendo a qualidade de vida das famílias.

Cuidados caseiros
A população pode contribuir com cuidados caseiros, que devem ser realizados ao menos uma vez por semana, como verificar se a caixa d’água e as lixeiras estão bem tampadas; Retirar pratos de baixo dos vasos de plantas; Limpar as calhas, bandeja coletora de água do ar-condicionado e a bandeja externa da geladeira; tratar a água da piscina, lavar o recipiente e trocar a agua dos pets diariamente, entre outros.

Sintomas, teste rápido e orientações
Febre alta (acima de 38°C), dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos, mal-estar; falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo são alguns dos sintomas das doenças. A infecção pode ser leve ou grave. Se for grave, o quadro clínico da dengue pode evoluir para hemorrágica.

Em caso de sintomas da doença, o munícipe pode procurar a unidade de Pronto Atendimento da cidade, onde a prefeitura realiza o diagnóstico precoce, que permite a confirmação, ou não, com prontidão. Após a confirmação dos exames como positivo, são todos lançados no sistema Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).

O paciente com dengue, zika e chikungunya precisa fazer repouso, ingerir bastante líquido (água) e não tomar medicamentos sem indicação médica. É fundamental que ao apresentar sintomas a pessoa procure um serviço médico.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS