23 de abril de 2024 07:42

1º Festival Gastronômico Mistura Mogiana será realizado neste sábado

O evento acontece no Parque Leon Feffer e é aberto ao público Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

O 1º Festival Gastronômico Mistura Mogiana, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, realizará neste sábado (16/3), a partir das 11 horas, a etapa final de desgustação, que reunirá 13 pratos (veja relação completa abaixo). O evento acontece no Parque Leon Feffer e é aberto ao público. As pessoas presentes receberão senhas e farão a degustação dos pratos. Nesta última etapa serão eleitas, a partir da média do voto popular e do voto do júri técnico, as três melhores receitas do ano, que serão premiadas e reconhecidas como pratos de referência do cardápio mogiano.

Os concorrentes são Bruno Neris (burger bovino com gorgonzola e cogumelos salteados), Felipe Oliveira Sicchierolli (linguine com cogumelos mofianos na manteiga de trufa com limão, tomilho e salsa), Cristina Gonzaga Machado (pastel de shimeji, requeijão e bacon), Shenia Lamas de Carvalho Prado (caponata de cogumelos defumados), Ivanilde Palma Narvais (péla égua de pernil com acompanhamentos de pancs), Diego Cardoso Rocha (coxinha de shimeji), Gilberto Almeida Custódio (salada de shimeji com macarrão oriental), Solange Anastácio (pastel de shimeji com torresmo e queijo), Vinicius da Silva Camargo (pizza de shimeji com fonduta de gorgonzola e geleia de caqui), Vinicius Antonio Zanetti Garcia (lasanha de cogumelos), Fernando Henrique da Silva Ferreira (torta de limão com cambuci e calda de frutas vermelhas), Carolina Bardazzi Napolitano Camargo (torta mousse de cambuci) e Adriano Odorissi (mini-picolés artesanais de jaboticaba)

Os jurados para a etapa final serão Adan Garcia (graduado em gastronomia, panificação e confeitaria internacional, chef e sócio-proprietário do Grupo Leitão de Gravata), Thais Ventura (chef de cozinha francesa, especializada em friandises et antipasti, com experiência múltipla em eventos e encontros gastronômicos), Alvaro Mielke (gastrólogo especialista em gestão estratégica de negócios, com formação no Brasil, França, Nova Zelândia, e mais de 20 anos de experiência na área), Jamile Ramos (nutricionista formada na Universidade de São Paulo, coordenadora e docente do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade de Mogi das Cruzes) e Antônio Cipullo (premiado Internacionalmente, membro efetivo da FIC (Federazione Italiana Cuochi) e especializado em massas e culinária italiana).

O Mistura Mogiana é realizado no espaço de eventos do Leon Feffer e conta com barracas onde são expostos alimentos típicos da região, como caqui, nêspera e shimeji. Esses produtos são utilizados nas receitas preparados pelos concorrentes.

Além da apresentação das receitas para degustação pública, o Festival conta ainda com apresentações artísticas. O Mistura Mogiana também dará origem a um livro, que será um roteiro cultural e gastronômico de Mogi das Cruzes, trazendo informações sobre receitas feitas com produtos locais e típicos. Outro objetivo é estimular que as receitas sejam incorporadas entre bares e restaurantes da cidade – premiando um cardápio que reconhece os talentos locais.

A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Cultura, Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente e Proteção Animal, Desenvolvimento Econômico e Inovação e de Governo, por meio da Coordenadoria de Turismo.

Palestras

O 1º Festival Gastronômico Mistura Mogiana oferece ainda palestras aos interessados. Elas acontecem nas sextas-feiras que antecedem as degustações públicas e são realizadas no Auditório da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 550), com limite de 30 vagas por palestra. Para se inscrever, basta acessar um link (clique aqui). Para esta sexta-feira, dia 15, os interessados podem assistir às seguintes palestras:

  • Tema: Turismo de Base Local Gerando Riquezas / Horário: 14h / Palestrante: Mauricio Juvenal – Jornalista, especialista em Comunicação Social e Pesquisa Social e Mestre em Letras, atualmente Secretário Nacional de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte do Ministério do Empreendedorismo e da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte do Governo Federal
  • Tema: Cultivando Memórias e Semeando Florestas – O Papel das Plantas Nativas na Alimentação para a Conservaçao Florestal / Horário: 15h / Palestrante: Helena Ronchi – Engenheira Florestal com Doutorado em Agronomia e Instrutora no SENAR – Programa Jovem Agricultor do Futuro
  • Tema: Culinária Afro-Brasileira / Horário: 16h / Palestrante: Mara Vidal – Jornalista e Pesquisadora da Cultura Afro-Brasileira e Racismo
  • Tema: Culinária Mogiana ao Longo da História / Horário: 17h / Palestrante: Álvaro Mielke – Professor de Gastronomia

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS