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VW Saveiro Cross usada alternativa mais barata que Fiat Strada Adventure

A quinta geração (G5) da Volkswagen Saveiro foi lançada em 2009. Nessa fase, a picape derivada do Gol trouxe importantes mudanças e aprimoramentos à linha, como a estreia da cabine estendida. Foi com essa ideia que em 2010 veio a versão aventureira Cross.

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Ao contrário das opções “civis”, a Saveiro Cross diferenciava-se pelos estribos, para-choques exclusivos com faróis de neblina, rodas de liga leve 15 polegadas calçadas com pneus de uso misto, molduras nos arcos das rodas entre outros “penduricalhos”.

Por dentro, bancos com revestimento diferenciado com a inscrição “Saveiro Cross” era uma das novidades. Com tudo isso, a marca acertou em cheio ao público mais jovem e adeptos de camionetes.

Na lista de itens de série, a picape crossover da Volkswagen também fazia bonito. Bem completa, trazia de série direção hidráulica, vidros e travas elétricas, sensor de estacionamento traseiro, capota marítima, ganchos de fixação de carga deslizantes e muito mais.

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Se na estética e pacote de equipamentos de série mudava tudo, na motorização continuava o VHT de 1.6 litro, de oito válvulas, quatro cilindros, de 104 cavalos com etanol e 101 com gasolina. Porém essa opção só continuou até 2014, pois na linha 2015, já levemente reestilizada, a picape estreou o novo motor MSI 1.6 16V de 120/110 cv. Essa mudança garantiu mais resistência ao modelo, principalmente quando carregado. 

Em resposta à rival Fiat Strada Adventure com cabine dupla que até hoje é a atual líder do segmento de picapes pequenas, ainda em 2015, a Saveiro Cross passava a dispor da mesma configuração. Em 2023, ela saiu de linha passando o bastão para a Extreme.

QUAIS PONTOS CRÍTICOS A CHECAR NA SAVEIRO CROSS

Volkswagen Saveiro Cross com volante multifuncional, ar-condicionado e pedais de alumínio entre os itens de série
Imagem: Divulgação

1- Caçamba e tampa traseira

Evite as unidades da Saveiro com a caçamba e tampa traseira riscada ou marcas profundas, pois são detalhes que denunciam trabalhos mais pesados. Olhe se há pontos de ferrugem em locais escondidos como caixas de rodas, assoalho, além de parafusos em geral e outros detalhes, pois o utilitário da VW é um carro muito popular usado por surfistas.

2- Barulhos internos

De acordo com relatos de donos, a Saveiro padece do mesmo mal dos demais membros da família Gol que é o excesso de plásticos e economia nos elementos filtrantes de absorção de ruídos. Por isso, os barulhos internos são inevitáveis. A dica é levar o veículo até uma oficina especializada em tirar barulhos. 

3- Bobina

Segundo relatos, unidades equipadas com motor EA111 saíram com sistema de bobina, que possui módulo de ignição integrado. Falhas e falta de potência são os principais sintomas, e para corrigir o problema, vale levar até um mecânico de confiança para verificar além da bobina, as velas e o próprio módulo.

4- Freios

Segundo especialistas e fóruns ligados à picape, as fontes de ruídos que mais irritam seus proprietários vêm do sistema de freios e que também apresentam desgaste excessivo, muito comum nas Saveiro. 

5-  Compressor do ar-condicionado

Outro problema crônico da família Gol, Voyage e Saveiro G5 em diante é o compressor do ar-condicionado, componente responsável por comprimir o líquido refrigerante, aumentando a sua pressão e temperatura, e transferindo o calor para o condensador. Dependendo do caso, só trocando por um novo cujo valor médio fica em salgados R$ 2 mil (genuíno VW).

QUAL SAVEIRO CROSS VALE MAIS A PENA?

Volkswagen Saveiro Cross
Volkswagen Saveiro Cross tem tampa da caçamba com amortecedores que facilitam a abertura
Imagem: Divulgação

A VW Saveiro Cross é uma excelente opção de veículo utilitário versátil, porque pode ser usada tanto para o trabalho, quanto para o lazer. Tudo vai depender da sua escolha, com cabine estendida (CE) ou cabine dupla (CD). Se você tiver família pequena, com no máximo dois filhos pequenos, a segunda oferta atende bem. 

Para o trabalho, não espere por 1.000 litros de capacidade de uma Toyota Hilux CD. Na Cross CE são apenas 924 litros. Ainda assim, nessa configuração, ela ainda é superior à concorrente Strada Adventure (CE), que só comporta 830 l.

Em termos de motores, não que seja uma exigência, mas prefira as unidades com motor 1.6 antigo, de oito válvulas, caso use mais na cidade. Se a sua intenção é usar a Saveiro na estrada com mais frequência, aí recomendamos a versão equipada com propulsor de 16 válvulas, já que eles trabalham melhor em altas rotações.

Vale lembrar que o custo destes motores multiválvulas (mais de uma válvula por cilindro) é mais caro de manter também. 

Na questão da economia, as versões 1.6 8V são ligeiramente mais econômicas, em geral consomem até 7% menos de combustível.

Falando de valores, chegamos a ver preços médios em torno de R$ 52 mil (CE) e R$ 55 mil (CD) nas primeiras dotadas de propulsor 1.6 8V até 2014 e R$ 65 mil para as equipadas com o 1.6 16V (CD) a partir de 2015.  

 

 

Fernando Garcia

Especialista em anlises do mercado de veculos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilsticas e no AUTOO traz vrios artigos especiais com curiosidades, servios e dicas.

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