As boas expectativas para as vendas do Volkswagen Tera devem se confirmar. Logo no primeiro mês nas lojas, o modelo ficou com 2.555 unidades vendidas, de acordo com ranking AUTOO, que utiliza dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Com este volume, o estreante no segmento já supera o rival Renault Kardian no mês, que teve 1.240 unidades vendidas.
VEJA TAMBÉM:
Além disso, o número de unidades emplacadas do Volkswagen Tera, em junho, fica próximo das 3.823 do rival Fiat Pulse, que está no mercado há quatro anos. Tomando como base que, de acordo com o que informou a marca alemã, o novato teve 12 mil pedidos depois de 50 minutos do início das vendas, pode-se esperar mais por aí.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Nivus se mantém na liderança do segmento
Imagem: Divulgação
De qualquer forma, o líder entre os crossovers compactos se manteve o Nivus, com 4.791 unidades vendidas no mês e 22.662 no acumulado do primeiro semestre. O carro já teve a linha 2026 lançada, com destaque para a nova versão GTS, com apelo esportivo e que acabou ficando no lugar do Polo GTS, que deixou de ser produzido.
O segmento dos crossovers compactos também tem o Hyundai Kona, com sistema híbrido que inclui motor elétrico funcionando em conjunto com o 1.6 movido a gasolina. Teve apenas 124 unidades vendidas e suas linhas deverão servir de inspiração para o desenho do novo HB20 e do crossover que pode entrar no lugar do sedã HB20S.
Para 2026 estão sendo esperados novos integrantes deste segmento abaixo dos SUVs compactos e que está tomando lugar dos sedãs e hatches compactos em um segmento que está em crescimento com as mudanças no mercado brasileiro, no qual o ticket médio já supera os R$ 150 mil e as vendas diretas seguem em alta, tendendo a ficar um pouco acima de 50%.
Entre as novidades que estão sendo esperadas teremos não apenas o novo crossover da Hyundai, mas também o modelo da GM que será fabricado em Gravataí (RS), com componentes do Onix. Deverá estrear com sistema híbrido leve para chegar competitivo diante dos fortes rivais.
E a Fiat prepara a chega do Grande Panda, que vai mudar a cara da linha da marca italiana a partir do ano que vem. Também tem boas chances de estrear com pelo menos uma versão eletrificada, não apenas para cumprir as normas de emissões, mas para ter apelo no disputado mercadono Brasil.
Confira abaixo como ficaram as vendas dos crossovers compactos em junho, conforme o ranking AUTOO.
1 – VW Nivus: 4.791
2 – Fiat Pulse: 3.823
3 – VW Tera: 2.555
4 – Renault Kardian: 1.240
5 – Hyundai Kona: 180