Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Volkswagen Passat TS 80 raridade nica com ar-condicionado; veja preo

O Volkswagen Passat – nome dos ventos que sopram permanentemente dos trópicos para a linha do Equador – foi lançado na Alemanha em 1973, tendo como base o Audi 80. No Brasil, foi lançado um ano depois. À época, foi considerado o veículo mais moderno e o primeiro nacional da marca a adotar motor refrigerado a água. Antes disso, só havia propulsores boxer arrefecidos a ar que fizeram história nos VWs 1600, Fusca, Brasilia, Kombi, Variant e TL.

VEJA TAMBÉM:

Com o fim de sua produção no ano de 1988, o Volkswagen Passat conseguiu acumular mais de 675 mil unidades vendidas, tornando-se um clássico nacional. Entre as configurações, tinha opções com duas e quatro portas e três opções de motorização (1.5, 1.6 e 1.8) e inúmeras versões, com destaque para as esportivas GTS, GTS Pointer, sucessoras da TS, como esta das fotos.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

O Passat TS desta matéria é de 1980 e ficou por mais de quatro décadas guardado e hoje conta com com apenas 3 mil km rodados, o que faz dele uma raridade nos dias de hoje. Não bastasse só isso, o esportivo ainda possui um dos opcionais mais raros, o ar-condicionado original de fábrica.  

Cápsula do tempo

Volkswagen Passat TS todo original e com os comandos do ar-condicionado que veio direto da fábrica
Imagem: Agência HKCD

Segundo Alex Fabiano “GG”, proprietário da loja de carros clássicos que leva seu nome, o carro foi mantido todo original, exceto pelas lanternas (a original era toda vermelha), pneus, e pintura que foi refeita, mantendo a mesma cor metálica original Marrom Avelã.

“O Passat ficou armazenado durante muitos anos e com o tempo apareceram alguns riscos. Aí não teve jeito e tive de decapar e fazer nova pintura no padrão e na micragem que vinha de fábrica”, explica GG.

Cada esforço valeu a pena, pois, hoje, o mais clássico esportivo da Volkswagen brilha como se estivesse acabado de sair de uma autorizada, um mimo reforçado pela baixíssima quilometragem.

O motor é o 1.6 de quatro cilindros movido a gasolina de 96 cv que funciona acoplado ao câmbio manual, de quatro marchas.

Por dentro, tudo foi preservado nos mínimos detalhes. Os bancos aveludados, o assoalho com o carpete felpudo e o revestimento de tecido bouclé das portas mostram que o acabamento naquela época era levado mais a sério. O painel, que nos Passat e outros Volks de época eram comuns de rachar, está intacto.

O painel de instrumentos é farto e concentra um pequeno tacômetro central; do lado direito, há o velocímetro com escala de até 190 km/h, concentrando os hodômetros, total e parcial. Há ainda o ponteiro do nível de combustível e temperatura da água do motor à esquerda junto às demais luzes de advertência. No console central, há um relógio analógico, além do vacuômetro e voltímetro. Enfim, um carro que para a sua classe esportiva, até que era bem luxuoso e completo.

Se você estiver disposto a ter um dos Passat mais novos e raros do Brasil, terá de preparar o bolso. A unidade da GG World Premium Classic Cars está sendo vendida por R$ 175 mil.

COMO ERA O MERCADO DO PASSAT TS NO BRASIL?

Volkswagen Passat TS
Volkswagen Passat TS com contagiros no centro e hodõmetro marcando apenas 3.309 km rodados originais
Imagem: Agência HKCD

O Volkswagen Passat ficou marcado pelas linhas esportivas assinadas pelo mestre italiano Giorgetto Giugiaro e, no mercado brasileiro, foi o veículo mais moderno nacional de sua época.

Com dois anos de lançamento, o mercado brasileiro sentia que era a hora de oferecer um esportivo para peitar o Ford Corcel II GT e Chevrolet Chevette GP.  Assim, em 1976, surgiu o TS (Touring Sport), que logo de cara agradou em cheio, principalmente o público mais jovem. Trazia quatro faróis redondos (quatro altos e dois baixos) e uma faixa preta lateral com a sigla “TS”.

Por dentro, a esportividade era destacada pelo tacômetro, manômetro de óleo, voltímetro e relógio analógico, além do volante esportivo de três raios. Os bancos reclináveis possuíam encosto integral para a cabeça. Mas o mais atraente estava debaixo do capô: um motor de 1.6 litro alimentado com a ajuda de um carburador Solex de corpo duplo (o 1.5 vinha com carburador Solex de corpo simples) de fabricação alemã de 96 cv (SAE) de potência e torque de 13,2 kgfm, a partir das 3.600 rpm.

Rapidamente, tornou-se um ícone entre os esportivos nacionais. Para se ter uma ideia, de 0 a 100 km/h, bastavam respeitosos 13 segundos. O câmbio manual de quatro marchas trazia engates curtos e precisos. Era o mais rápido em sua categoria em velocidade final de 160 km/h! Nas curvas, o modelo também impressionava, graças ao jogo de pneus radiais 175/70 SR 13 e ao conjunto de suspensão traseira do tipo eixo de torção. 

1979 CHEGAVA A NOVA GERAÇÃO DO PASSAT TS

Volkswagen Passat TS
Volkswagen Passat TS rodou pouco e mantém as características originais de fábrica
Imagem: Agência HKCD

Em 1979, o Passat sofreu a sua primeira modificação, contando com novos faróis quadrados, polainas plásticas nas pontas dos para-choques, luzes de direção nas extremidades na cor âmbar. Fora isso, havia ainda uma pequena faixa preta sob os vidros laterais e o logotipo da versão no para-lama dianteiro, acima do novo friso de borracha que percorria toda a lateral, além de um spoiler na parte frontal.

Por dentro, vinha com novo volante de menor diâmetro e totalmente espumado, novos revestimentos das portas e laterais, bolsa porta-objetos e novo descansa braço nas portas dianteiras, bancos mais anatômicos, e nova manopla da alavanca de câmbio.

Com poucas mudanças até 1983, o TS se tornaria GTS, mas isso é um assunto para um próximo capítulo da saga dos esportivos de grande sucesso no Brasil.

 

 

 

Fernando Garcia

Especialista em anlises do mercado de veculos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilsticas e no AUTOO traz vrios artigos especiais com curiosidades, servios e dicas.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Câmara aprova em definitivo projeto de representação de agentes públicos pela Procuradoria do município

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em 2ª e definitiva votação, em Sessão Plenária…

SP: Polícia e MP fazem operação contra a confecção e soltura de balões

A Polícia Militar Ambiental de São Paulo, em conjunto com o Ministério Público do estado,…

Jean Silva e Borrachinha trocam farpas e criam rivalidade no UFC

A poucos dias da possivelmente luta mais importante de sua carreira, Jean Silva se envolveu…