15 de novembro de 2024 03:56

No data was found

Via Moura Ribeiro em Santos é beneficiada com nova iluminação em LED

Mais de 3 mil pontos ganharam iluminação de LED Foto: Divulgação/PMS

Compartilhe este conteúdo...

A Avenida Moura Ribeiro, no bairro Marapé, em Santos, já conta com 59 novas luminárias de LED, que garantem mais segurança para pedestres e motoristas e representam uma redução de aproximadamente 35% no consumo de energia elétrica mensal do Município.

Ela é uma das 38 vias de 18 bairros beneficiadas pela Prefeitura em outubro, em mais uma etapa do programa de modernização da iluminação pública, implementado desde o ano passado, voltado à substituição das antigas lâmpadas de vapor metálico e de sódio.

Só este ano, até o mês passado, 3.804 pontos ganharam iluminação de LED, em um investimento de R$ 12.508.925,88. O total sobe para R$ 13.251.281,93 com os recursos recebidos via 5ª Etapa do PAC Mobilidade, do governo federal, voltados para corredores de ônibus.

Iniciados em 5 de outubro, os trabalhos na Moura Ribeiro, terminaram na última segunda-feira (4)  – a avenida começa na esquina da Pinheiro Machado (canal 1) e segue até a Rua Carvalho de Mendonça. “Com 780 metros de extensão, nela se encontram grandes empreendimentos imobiliários e diversos equipamentos municipais, além de grande fluxo diário de carros e pessoas”, disse o secretário Wagner Ramos, titular da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos).

 As praças Otávio Ribeiro de Araújo e as ruas Luiz Di Renzo e Francisco Alfieri, na Vila São Jorge, também já dispõem, respectivamente, de 4, 13 e 12 luminárias de LED. A melhoria estendeu-se ainda às praças Domingos Aulicino (Rádio Clube, 4) e Almirante Antônio Alves Câmara Jr. (Boqueirão, 20), e às vias Mário de Góes Calmon (5) e Nelson Dias Gneco (Castelo, 2), e Senador Feijó (Centro, 4), que ganharam, respectivamente, 4, 4, 20, 5, 2 e 4 luminárias de LED de 80 Watts.

Já as seguintes localidades ganharam, no mês passado, luminárias de 135W: avenidas Francisco da Costa Pires (São Jorge, 34 unidades), Antônio Manoel de Carvalho (Morro da Nova Cintra, 69), Dom Jaime de Barros Câmara (Castelo, 11) e Governador Fernando Costa (Ponta da Praia, 24); ruas Osvaldo Cruz (Boqueirão, 71), Luís Gomes Cruz/Aprovada 927 (Castelo, 13), Sebastião Lins Prado (Areia Branca, 6), Jurubatuba (35) e Frei Francisco Sampaio (60), ambas na Aparecida.

Também com luminárias de 135W, foram atendidas, na Ponta da Praia, a Praça Allan Kardec (11 unidades) e as ruas Olavo de Paula Borges (19), Vereador Henrique Soler (25), Áurea Conde (4), Francisco Hayden (6), Ministro Daniel de Carvalho (4), Carlos de Campos (10), Capitão João Salerno (7), Afonso Celso de Paula Lima (8), Imperatriz Leopoldina (8), Roberto Sandall (9) e Isidoro José Ribeiro de Campos (7).

Ainda com a mesma potência, foi modernizada a iluminação pública das ruas Domingos José Martins (São Jorge, 18) e, na Vila Belmiro, Princesa Isabel (29), Dom Pedro I (8), Dom João VI (5), Mariz e Barros (15), Marquês de Olinda (5), Francisco Otaviano (2), Paissandu (7) e Álvares Cabral (21).

A tecnologia LED é mais eficiente e econômica do que as tradicionais lâmpadas de vapor metálico encontradas em praças e espaços públicos, de acordo com o engenheiro eletricista Paulo Aguina, da Seinfra, responsável pela supervisão e coordenação dos trabalhos de modernização da iluminação na Cidade.

Essa tecnologia oferece maior durabilidade, reduzindo a necessidade de manutenção, além de garantir uma iluminação nítida e uniforme, o que aumenta a visibilidade e a segurança no local”, explicou.

Além disso, elas também se destacam por sua vida útil significativamente maior, o que diminui a necessidade de manutenção.

O consórcio formado pelas empresas Seven, Quantun e Fortnort (SQF IP Santos) é responsável pela manutenção da iluminação pública e expansão da rede de iluminação pública de Santos desde abril de 2023. O programa de modernização começou no mês seguinte.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS