A Unidade Básica de Saúde Caju, localizada no Jaguaré, zona oeste da capital, que foi a 478 ª UBS entregue na cidade de São Paulo, recebeu nesta terça-feira (12) a visita do prefeito Ricardo Nunes e do secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco. A unidade, que está preparada para beneficiar mais de 27 mil moradores da região e atende o modelo misto, com duas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), uma Equipe de Atenção Primária (EAP) e quatro Equipes de Saúde Bucal (ESB).
Com capacidade de oferta dos serviços de 7.873 atendimentos por mês, desde a entrega da unidade, em 25 de outubro, a unidade já realizou 3.738 atendimentos, sendo: 391 atendimentos médicos; 2.921, de enfermagem; 120, odontológicos e 43 das equipes multiprofissionais; 21 coletas de papanicolau; 29 administrações de medicamentos; 11 curativos; 132 coletas laboratoriais; 42 testes rápidos e 28 visitas domiciliares.
“Entregamos aqui no Jaguaré a UBS Caju, um equipamento novo, o 32° prédio só de UBS que eu entrego na cidade de São Paulo. Desses 32 prédios, 13 são novos e 19 eram UBSs muito pequenas, que não tinham infraestrutura adequada, em prédios alugados. Agora criamos prédios bem-estruturados para atender a população, fora as UPAs. É um grande avanço na saúde, com toda a qualidade no atendimento da população”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.
A nova UBS conta com 93 profissionais, sendo seis médicos, nove enfermeiros, 12 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), 22 técnicos de enfermagem, dois farmacêuticos e cinco técnicos de farmácia, quatro cirurgiões-dentistas, técnico em saúde bucal, três auxiliares em saúde bucal, nutricionista, psicólogo, educador físico, terapeuta ocupacional e um agente de promoção ambiental (APA).
O equipamento é composto por 54 salas, com 11 consultórios, sendo um de odontologia com quatro cadeiras, sala de coleta de exames laboratoriais, sala de emergência, sala de vacina, sala de medicação, sala de raio-X odontológico, sala de ACSs, sanitários com acessibilidade, sala do idoso, regulação, sala do Núcleo de Vigilância em Saúde (Nuvis), além de já contar com consultório digital.
Para implantação do equipamento, foram investidos R$ 12,2 milhões, e o custeio mensal é de cerca de R$ 885 mil. A UBS Caju é gerenciada pela Associação Saúde da Família (ASF) e funciona na rua Floresto Bandecchi, 1.000, Jaguaré, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.