22 de novembro de 2024 05:11

No data was found

Suzano promove atividades em alusão ao ‘Junho Verde’

Programação conta com palestras, debates, capacitações e outras iniciativas que estimulam a sensibilização sobre o tema Foto: Divulgação/Secop Suzano

Compartilhe este conteúdo...

A Prefeitura de Suzano preparou uma programação especial para o mês de junho em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (05/06). Durante as próximas semanas, a administração municipal promoverá palestras, debates, capacitações e outras iniciativas que estimulam a consciência ambiental.

Os trabalhos começaram na última segunda-feira (03/06) com a palestra “Sustentabilidade e o Vidro”, promovida pela Nadir Figueiredo S.A., empresa fabricante de vidro com produção concentrada em Suzano. A primeira escola contemplada foi Elisabeth Ubeda Lopes Rodrigues, do Parque Maria Helena. Na ocasião, a produtora de vidros apresentou duas palestras para 158 alunos do G3, G4 e G5.

A mesma atividade foi realizada um dia depois (04/06), na escola Professora Virgínia Ferreira Rafful, no Jardim Casa Branca, atendendo 264 alunos do G4, G5 e 1º ano, e, nesta quarta-feira, na escola Professora Neyde Pião Vidal, no Parque Buenos Aires, contemplando 371 crianças do G4 e do G5 e do 1º ao 3º Ano.

Também na segunda-feira, a diretora de Meio Ambiente, Solange Wuo Franco, ministrou a palestra de capacitação dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente. O evento foi sediado no município de Santa Isabel e contou com a participação de dez cidades do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+). No próximo sábado (08/06), a pauta ambiental estará presente como um dos eixos temáticos das mudanças climáticas durante a Conferência das Cidades, que acontecerá no Colégio Unisuz.

No domingo (09/06), a pasta realiza a terceira edição da “Corrida e Caminhada da Sustentabilidade” em parceria com o Grupo Gimi. A atividade acontece das 8 horas ao meio-dia no Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador) e contará com corrida e caminhada, além de plantio de Ipês, árvore símbolo do Brasil. No mesmo dia e local, mas das 10 às 17 horas, será realizada mais uma edição do “Baby, me Leva!”. O evento contará com cerca de 50 animais, entre cães e gatos, para adoção responsável.

Inscrições

Na quarta-feira, a Secretaria de Meio Ambiente de Suzano abriu as inscrições para a 10ª edição dos Diálogos Ambientais, evento que faz parte da programação e é promovido pela pasta por meio do canal no Youtube “TV Prefeitura de Suzano”. A atividade busca trazer temas de relevância para debater e encontrar soluções voltadas à preservação do ecossistema.

Com o tema “Meio Ambiente, escola e comunidade: como trabalhar ações de Educação Ambiental em espaços educadores?”, a iniciativa será realizada no dia 24 de junho (segunda-feira), às 19 horas. As inscrições podem ser feitas por meio do link bit.ly/educacaoambientalsuzano.

No mesmo dia, alunos do 4º ano da escola Antonio Carlos Mayer realizaram uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETA) da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A iniciativa teve como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância de preservar a água e ensinar as etapas do processo de tratamento de esgoto.

Nesta quinta-feira (06/06), estudantes da escola municipal Paulo Henrique Barreiros, que fica no Parque Samambaia, participarão de uma palestra ministrada por agentes da Polícia Militar Ambiental. A atividade ocorre nos períodos da manhã e da tarde com foco na conscientização das crianças sobre os cuidados com a natureza.

O secretário de Educação, Leandro Bassini, destacou a relevância das atividades que visam a preservação do meio ambiente realizadas com as crianças. “Esse é um mês muito importante, pois as atenções se voltam para a conscientização nas escolas acerca dos cuidados que devem ser adotados para zelar pela natureza. Tenho certeza de que nossos alunos terão vivências incríveis neste processo”, afirmou.

No fim do mês, a Secretaria de Meio Ambiente também realizará o programa “CapacitaEA” com o tema “Educadores ambientais e suas vivências: desafios de atuação e possibilidades no desenvolvimento de ações junto à população”. A iniciativa contará com uma série de minicursos voltados aos membros da Câmara Técnica de Educação Ambiental e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema).

O prefeito Rodrigo Ashiuchi enalteceu as iniciativas voltadas à sensibilização sobre o meio ambiente realizadas durante o mês de junho. “Os trabalhos são desenvolvidos pelos educadores com as crianças nas escolas, pois elas são agentes multiplicadores na família, nas residências e na sua comunidade. O trabalho com os pequenos é uma maneira de garantir que as próximas gerações aprendam a importância de cuidar do planeta. Os educadores também participam de formações, projetos, palestras e outras ações. Todos os munícipes aprenderão muito sobre o meio ambiente neste mês. Esperamos que todos tenham um junho proveitoso”, finalizou o chefe do Executivo municipal.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS