O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), inaugurou, na terça-feira (5), em Suzano, o novo Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT). A unidade será referência no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) de média e alta complexidade a moradores de 11 municípios da região e recebeu R$ 18,2 milhões, investidos em 2023 e ainda deverá ofertar serviços de hemodiálise. “Essa é uma das maiores carências da região do Alto Tietê. Nós vamos resolver isso iniciando a reforma do bloco aqui atrás para que possamos, em 2024, começar a atender. Serão 40 novas máquinas que vão representar cerca de 240 atendimentos por mês”, anunciou Tarcísio.
O hospital tem capacidade para 189 leitos de atendimento. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) são 10 leitos em operação e ocupados.
Além da clínica geral e cirúrgica, um dos focos do hospital será o atendimento a pacientes de ortopedia, com salas cirúrgicas para adultos e crianças em resposta à grande demanda da região. Anualmente, a unidade deverá fazer cerca de 2,8 mil procedimentos cirúrgicos de ortopedia e cirurgia geral.
A nova unidade vai atender mais de 3 milhões de pessoas que vivem na Grande São Paulo e ainda possui uma ala de longa permanência, com 68 leitos ativos para atendimento a pacientes que necessitam de cuidado integral, contínuo e reabilitação.