A Prefeitura de Suzano entregou na sexta-feira (03/10) o primeiro ônibus movido a biometano da região do Alto Tietê. A iniciativa integra o programa “Suzano Sustentável”, que busca modernizar a frota municipal e reduzir impactos ambientais por meio do uso de combustíveis limpos. A cerimônia foi realizada no Parque Max Feffer, no Jardim Imperador, e contou com as presenças de autoridades, vereadores e representantes da iniciativa privada.
O veículo, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Suzano, a Radial Mais Transporte, a MWM e a Comgás, foi encarroçado em um modelo Marcopolo Torino e transformado para operar exclusivamente com biometano, combustível renovável obtido da purificação do biogás. A tecnologia permite economia anual de cerca de 60 mil litros de diesel e a preservação de mais de 6 mil árvores, além de reduzir em até 95% a emissão de dióxido de carbono (CO₂).
Além dos benefícios ambientais, o ônibus opera de maneira mais silenciosa, contribuindo também para a diminuição da poluição sonora. O ciclo do biometano aproveita gases provenientes de aterros sanitários e estações de tratamento, promovendo a economia circular e melhorando a qualidade do ar – fator que tem reflexo direto na saúde da população.
Após o ato oficial, o prefeito Pedro Ishi concedeu entrevista coletiva à imprensa dentro do próprio ônibus, que circulou em caráter de demonstração pela região central da cidade. O veículo terá sua operação iniciada neste sábado (04/10) na linha 10TR (Vila Fátima/Estação Suzano).
O diretor de Manutenção da Radial, Ricardo Irapuã, destacou a importância do momento para a cidade e para o setor de transporte coletivo. “Isso foi um sonho que tivemos um certo período atrás e hoje estamos felizes de concretizá-lo. Não é só a entrega de ônibus, é um ecossistema. Nosso ônibus vai atender todas as demandas. Para nós é algo extremamente inovador, já temos algumas montadoras nos procurando para desenvolvermos juntos novos ônibus com essa tecnologia. Estamos aqui para ajudar a cidade e fazer com que Suzano prospere”, destacou.
O projeto piloto conta com investimento de cerca de R$ 220 mil. A Prefeitura de Suzano não teve custos diretos na aquisição do veículo, viabilizado por meio da cooperação técnica das empresas parceiras.
O gerente de Negócios da MWM, Thiago Brito, ressaltou a contribuição para a qualidade de vida da população. “O biometano não tem particulado, fuligem nem fumaça preta. É um ar circular, que vem para fazer o motor funcionar e depois volta para a atmosfera. Estamos trabalhando para apoiar esse movimento que vai trazer benefício para a cidade e o país. Quanto mais pessoas tiverem ações para trazer sustentabilidade e saúde, melhor para todos”, discursou.
Na mesma linha, o gerente comercial da Comgás, Thiago Borer, reforçou o compromisso da empresa em ampliar o uso dessa matriz energética. “É um marco importante para a cidade. Esse primeiro ônibus movido a biometano é o ponto de partida para começarmos uma transição energética aqui em Suzano”, disse.
O secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo, destacou que o biometano representa não apenas inovação tecnológica, mas também um modelo ambientalmente responsável. “É muito bom estar nessa manhã apresentando esse ônibus. Ele, além de não poluir o meio ambiente, também retira o que é ruim, como o gás do lixo e do lodo. Quem ganha com isso são os usuários transportados pela Radial”, afirmou o chefe da pasta.
Já o prefeito Pedro Ishi declarou que a entrega simboliza um compromisso assumido. “É um projeto inovador e sustentável que vai ao encontro do que propusemos lá atrás em nosso Plano de Governo: uma cidade mais limpa e com mais qualidade de vida. O uso dessa tecnologia representa não apenas a modernização do transporte público, mas também um ambiente mais saudável para todos”, afirmou.
Presenças
O evento também contou com as presenças da presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Déborah Raffoul Ishi; do presidente da Câmara de Suzano, Artur Takayama; do vice-presidente, Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; e dos vereadores Benedito dos Santos Moraes, o Inhame; João Batista Nogueira de Azevedo, o João Sabugo, Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde; Adilson de Lima Franco, o Horse; Leandro Alves de Faria, o Leandrinho; e Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG.
Estiveram ainda os secretários municipais Paulo Pavione (Comunicação Pública), Renato Ferraris (Assuntos Jurídicos), José Luiz Spitti (Cultura), Arnaldo Marin Junior, o Nardinho (Esportes e Lazer), Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos), César Braga (Controladoria), Elvis Vieira (Planejamento Urbano e Habitação), Alex Santos (Governo), Cíntia Lira (Administração), Mauro Vaz (Desenvolvimento Econômico) e Diego Ferreira (Saúde).