Acessibilidade
A semana foi histórica para quem gosta de observar o céu. A maior e mais brilhante lua cheia de 2025 — e também desde 2019 — surgiu no entardecer de quarta-feira, 5 de novembro, encantando observadores do céu em todo o planeta. A próxima acontecerá apenas no início de dezembro, mas a América do Norte ainda tem mais uma chance de vê-la nascer no crepúsculo desta quinta-feira, 6 de novembro.
Esta “Lua do Castor” não foi uma lua cheia qualquer — foi uma superlua, e não uma superlua comum. A uma distância de 221.818 milhas (356.980 quilômetros) da Terra, foi a lua cheia mais próxima desde fevereiro de 2019.
Chamada de superlua por ocorrer próxima ao perigeu — o ponto mais próximo da Lua em sua órbita elíptica ao redor da Terra — o fenômeno fez com que o disco lunar parecesse cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que uma microlua, que ocorre quando a Lua está no ponto mais distante de sua órbita.
A lua cheia ocorreu oficialmente às 8h19 (horário da Costa Leste dos EUA) na quarta-feira, 5 de novembro, apenas nove horas após o perigeu. As vistas mais fotogênicas ocorreram no momento do nascer da lua.
A Lua do Castor foi a segunda de três superluas de 2025. A próxima, em 4 de dezembro, também será uma superlua — apenas 239 quilômetros mais distante — e surgirá um pouco mais alta no céu.
O Que É Uma Superlua?
Embora o tamanho real da Lua não mude, sua distância variável em relação à Terra altera seu tamanho aparente — o quão grande ela parece para nós.
A Lua leva 29,5 dias para orbitar a Terra, mas sua trajetória não é circular, e sim ligeiramente elíptica. Sua distância varia mensalmente de cerca de 356.500 km a 406.700 km. Essa diferença de 50 mil quilômetros afeta a forma como a Lua é percebida no céu.
-
A lua nasce no horizonte atrás da estátua “Portador da Tocha” (1937), na margem norte do lago Maschsee. À noite, a maior lua cheia do ano pode ser vista sobre a Alemanha.
-
A segunda superlua do ano nasce sobre Austin, Texas, em 5 de novembro de 2025. A superlua do castor é a segunda de três superluas previstas para 2025.
-
Um avião passa diante da Superlua próximo ao Aeroporto de Budapeste.
-
A silhueta de um gato de aço, que funciona como uma “biruta” (ou cata-vento), destaca-se contra a lua que se põe. Durante a noite, foi possível ver na Alemanha a maior lua cheia do ano.
-
A silhueta de um corvo destaca-se contra a lua que se põe. Durante a noite, pôde ser vista na Alemanha a maior lua cheia do ano — a chamada superlua.
A lua nasce no horizonte atrás da estátua “Portador da Tocha” (1937), na margem norte do lago Maschsee. À noite, a maior lua cheia do ano pode ser vista sobre a Alemanha.