Com a projeção de atrair pelo menos 1 milhão de turistas a Santos, começa nesta sexta-feira (8), com a chegada do MSC Seaview, a temporada de cruzeiros 2024/2025. O impacto econômico estimado para a Cidade e região é de R$ 1,5 bilhão, conforme a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil).
As projeções são semelhantes as da temporada passada, a melhor dos últimos 12 anos.
Até 20 de abril de 2025, o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini-Concais receberá 152 escalas de 14 navios. Sete deles são de cabotagem (navegação entre portos do País): MSC Grandiosa (o maior que já navegou no Brasil e que estreou na última temporada), MSC Seaview (o mais frequente, com 40 visitas), MSC Orchestra, MSC Armonia, MSC Splendida, Costa Pacifica e Costa Diadema. Outros sete são de longo curso trazendo milhares de turistas estrangeiros: Vila Vie Odissey, MS Marina, Crystal Serenity, Vasco da Gama, MS Seven Seas Splendor, MS Seven Seas Mariner e Majestic Princess.
A grande novidade será o Réveillon a bordo do Costa Pacifica, que ficará fundeado na baía para o espetáculo de fogos, primeira vez que isso ocorrerá na Cidade. Com embarque em Santos e alternando paradas em Búzios (RJ), Angra dos Reis (RJ), Ilhabela (SP) e Balneário Camboriú (SC), o navio iniciará suas atividades regulares com a saída de seu primeiro minicruzeiro no dia 22 de novembro.
Outra novidade será o pernoite dos transatlânticos Vila Vie Odissey e Crystal Serenity, em 24 e 28 de fevereiro, respectivamente, o que certamente fará com que muitos turistas estrangeiros lotem as atrações turísticas da Cidade.
Para quem gosta de conferir a entrada e saída dos gigantes no Porto, na Ponta da Praia, os dias mais movimentados serão 29 de novembro, 26 de janeiro, 27 de fevereiro e 9 de março, com três transatlânticos no Porto simultaneamente.
O prefeito Rogério Santos lembrou que Santos é o mais importante porto de cruzeiros do País e, neste ano, a parada do Costa Pacífica para ver os fogos confirma a Cidade como um dos principais destinos turísticos de São Paulo e do Brasil. “Tudo isso é resultado das políticas públicas que estamos desenvolvendo para que exploremos todo o potencial que temos na Cidade e na região”.
IMPACTOS ECONÔMICOS
Para este ano, o Concais estima que o terminal santista receberá aproximadamente 80 mil passageiros em trânsito, que geralmente são aqueles que descem para conhecer os pontos turísticos e impulsionam a economia local.
A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, Selley Storino, lembrou que o turismo representa a segunda maior arrecadação de Imposto sobre Serviços (ISS) da Cidade – perdendo apenas para o Porto – e é um importante vetor de desenvolvimento econômico e social para qualquer município. “O turismo vem batendo sucessivos recordes na nossa cidade, como, por exemplo, as últimas férias de verão. Então, esperamos que esta temporada de cruzeiros supere os números da anterior e gere milhares de empregos em todo o trade turístico”.
Estudo da Clia Brasil, em parceria com a FGV, demonstra que cada cruzeirista deixa nas cidades de escala aproximadamente R$ 668,91. Porém, quando se fala em Santos, cidade de embarque e desembarque, o impacto pode chegar a R$ 877,01.
Os cruzeiros marítimos beneficiam os destinos em diversos aspectos, promovendo-os nos âmbitos nacional e internacional e aumentando do fluxo de turistas, o que gera a movimentação da economia local e do entorno, estimulando emprego e renda para a população em setores como comércio, bares, hotelaria, restaurantes, receptivo, transporte etc.
São impactos são gerados pelos gastos realizados por viajantes e tripulantes durante a viagem (alimentação, suvenires, excursões, transporte etc.), além dos realizados pelas armadoras durante a operação da temporada de cabotagem no Brasil (bens e serviços com taxas portuárias, combustível, alimentação, bebida, água, lixo e combustível). Há ainda a compra de produtos e serviços das empresas e estabelecimentos do segmento (hotéis que adquirem alimentos e bebidas, serviços de transporte etc.) e o benefício aos moradores com salários, aluguéis, entre outros.
Para cada Cidade, os navios levam milhares de passageiros e tripulantes a visitas que, ainda que consideradas rápidas, são importantes para os viajantes conhecerem os locais e desejarem retornar em outras oportunidades. Além da divulgação de destinos brasileiros por meio do marketing ‘boca a boca’, existe também a espontânea a partir das mídias sociais, onde as pessoas compartilham imagens e comentários sobre suas experiências.
“Acredito que essa é uma grande oportunidade para nossa economia local. Nossos associados, especialmente nos setores de hotelaria, agências de receptivo, transporte e comércio, certamente se beneficiarão. Os visitantes terão a chance de explorar Santos e estamos preparados para oferecer uma experiência incrível. Isso tudo vai fortalecer não só a imagem de Santos como um destino turístico de destaque nacional e internacional, mas também nossa economia local”, afirmou a presidente do Santos Convention & Visitors Bureau, Vanessa Lombardi.
O comércio da região prevê crescimento de até 10% com os navios. Omar Abdul Assaf, presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR), lembra que a temporada de 2023/2024 foi a melhor dos 12 últimos anos. “No ano passado, alcançamos números significativos, mas a expectativa para 2025 é positiva, visto que a previsão estima um crescimento de até 10% no comércio. Teremos uma temporada maravilhosa”.
BRASIL
Em todo o Brasil, serão 170 dias de duração, nove navios de cabotagem, oferta de quase 862 mil leitos e mais de 200 roteiros que percorrerão 18 destinos, entre eles seis portos de embarque e desembarque, como Itajaí (SC), Maceió (AL), Paranaguá (PR), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Santos (SP), além de escalas em Angra dos Reis (RJ), Balneário Camboriú (SC), Búzios (RJ), Fortaleza (CE), Ilha Grande (RJ), Ilhabela (SP), Ilhéus (BA), Porto Belo (SC), Recife (PE), incluindo Buenos Aires (Argentina), Montevidéu e Punta del Este (Uruguai).
A atual temporada também evidencia o País como rota de importantes companhias marítimas internacionais, com mais de 30 navios de longo curso, que farão paradas em mais de 40 cidades.
A expectativa da Clia Brasil é de repetir, ou até superar, os resultados da última temporada, que injetou R$ 5,2 bilhões e gerou 80 mil empregos diretos, indiretos e induzidos na economia brasileira. “A indústria de cruzeiros está trabalhando para manter sua curva de crescimento no país e na América do Sul e continuar impactando positivamente toda a cadeia do turismo”, disse Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.
CRESCIMENTO NACIONAL E MUNDIAL
O Brasil é o país em que mais cresceu percentualmente o número de cruzeiristas no mundo, em 2023. De acordo com um relatório da Clia Global, enquanto o número global de cruzeiristas cresceu 7% entre 2019 e 2023, o País teve aumento de 31% no mesmo período.
A demanda por estas viagens superou os níveis pré-pandêmicos em 2023, com 31,7 milhões de passageiros no mundo todo. A expectativa é de que esse número continue crescendo nos próximos anos, com a projeção de 34 milhões de passageiros globais em 2024 e 40 milhões até 2027.
Prefeitura tem pacote de ações para atrair e receber bem os cruzeiristas
A Prefeitura de Santos promove um pacote de ações para receber bem os cruzeiristas e atraí-los para que visitem ou permaneçam na Cidade.
Para esta temporada, a Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) fechou uma nova parceria com o Centro Paula Souza para capacitar uma primeira turma de 20 taxistas da Cidade em inglês instrumental e, dessa forma, atender melhor os passageiros em trânsito e turistas em geral o ano todo. A ideia é continuar formando mais motoristas.
Por meio de chamamento público, a Prefeitura escolheu uma agência de turismo receptivo que vai ocupar os Postos de Informação Turística (PITs) da Praça Mauá e Aquário, a fim oferecer passeios, roteiros temáticos, passeios náuticos, walking tours e prestar informações. O plano é que comece a atuar até o fim de novembro.
Essa mesma agência vai operar uma linha turística, a partir de dezembro, que também vai passar no terminal marítimo para atender passageiros em trânsito e levá-los a diversas atrações em Santos.