Políticas de austeridade, caracterizadas pela contenção dos gastos públicos foram fundamentais e determinantes para que o prefeito da Estância Turística de Salesópolis, Vanderlon Oliveira Gomes (PL), pudesse conter o rombo financeiro quando assumiu o cargo, em 2017 e herdou R$ 8 milhões de dívidas deixadas pelo seu antecessor, Benedito Rafael da Silva. Para que as medidas fossem implantadas, contou com equipe de secretários e diretores disposta a arregaçar as mangas e desenvolver trabalho para resgatar a credibilidade da municipalidade junto aos credores, conseguindo um feito histórico: ser reeleito como chefe do Poder Executivo e deixar a prefeitura em dia, após oito anos.
Como conquistas da gestão de Vanderlon, houve o equilíbrio das contas públicas, o pagamento de dívidas, a melhoria da qualidade de vida da população e educação de qualidade para os alunos e a inclusiva para os estudantes portadores de necessidades especiais, além da modernização das salas de aula.
A compensação pelo fato de o município ser produtor de água, no valor de R$ 22,5 milhões, foi outra conquista de sua gestão atrelada à governança de pulso firme e de desenvolvimento.