A Estância Turística de Salesópolis está engajada para manter a Dengue longe da cidade e para isso está, desde março deste ano, vacinando adolescentes com até 14 anos de idade, nos dois pontos de Saúde instalados no município: um na área central e o outro no Distrito Nossa Senhora dos Remédios.
A Vigilância Epidemiológica informa que é fácil identificar os sintomas da doença que são: febre alta; dor atrás dos olhos e corpo; manchas avermelhadas na pele; coceira; náuseas e dores musculares e articulares.
Este importante setor da saúde também faz algumas recomendações para os munícipes visando a eliminação dos criadouros do Aedes aegypti como descartar a água dos pratos de plantas evitando, desta maneira, o seu acúmulo; fazer o descarte correto dos pneus usados em postos de coleta; retirar objetos que acumulem água de quintais, como potes e garrafas; verificar possíveis vazamentos em qualquer fonte de água; tampar ralos; manter o vaso sanitário sempre fechado; identificar sinais de umidade em calhas e lajes e verificar a presença de organismos vivos em águas de piscinas ou fontes ornamentais. Todo o cuidado deve ser tomado para evitar a proliferação dos mosquitos.
A vacinação ocorre nos dois equipamentos de saúde das 8 às 16 horas toda a semana. Até o momento, já foram aplicadas 374 doses.