Getty Images
Acessibilidade
A “lua de morango” estará cheia na quarta-feira, 11 de junho de 2025. No entanto, ela poderá ser vista ao nascer da lua na terça-feira, 10 de junho. O satélite natural da Terra recebe esse nome devido ao amadurecimento dos morangos e outras frutas vermelhas na América do Norte durante junho. Esta também será a lua cheia mais baixa, não apenas do ano, mas desde 2006, por conta de um fenômeno que ocorre a cada 18,6 anos chamado de “grande parada lunar”.
Para observar a lua de morango em seu melhor momento, procure um local elevado, um campo aberto ou uma praia voltada para o leste, com visão livre do horizonte.
O Papel da “Grande Parada Lunar”
Este ano há mais um motivo para a lua cheia de junho ser a mais baixa do ano — a grande parada lunar. Esse fenômeno, que acontece a cada 18,6 anos e dura cerca de um ano, é causado pela inclinação máxima dos eixos da Lua e da Terra. Isso faz com que o satélite nasça e se ponha nos pontos mais extremos do seu trajeto no horizonte. Na prática, a lua de junho de 2025 vai nascer mais ao sudeste do que em qualquer outro momento desde 2006, permanecerá baixa no céu do sul durante toda a noite (cerca de cinco graus mais baixa do que o Sol no solstício de inverno) e se porá o mais ao sudoeste possível.
Contexto
A lua de morango é a sexta das 12 luas cheias de 2025. O ano solar tem 365,24 dias, enquanto o ano lunar tem cerca de 354,37 dias. Por isso, às vezes há 13 luas cheias em um mesmo ano (como aconteceu em 2023 e acontecerá novamente em 2028). Das 12 luas cheias de 2025, três serão “superluas” e duas serão eclipses lunares totais do tipo “lua de sangue” (o primeiro ocorreu entre 13 e 14 de março, e o próximo será entre 7 e 8 de setembro).
A próxima lua cheia será a lua dos cervos, que ocorrerá na quinta-feira, 10 de julho. Ela será a primeira lua cheia do verão astronômico no Hemisfério Norte (e do inverno no Hemisfério Sul), que começa na data do solstício, no sábado, 21 de junho de 2025.