Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Putin Autoriza Criação de Aplicativo de Mensagens Estatal para Combater Whatsapp e Telegram


Em meio ao isolamento crescente, Moscou acelera a criação de alternativas locais a plataformas ocidentais, reforçando sua estratégia de autossuficiência digital



Reuters

Os críticos dizem que o fato de a Rússia exercer o controle estatal sobre ele representa riscos à privacidade e às liberdades pessoais

Acessibilidade








O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou nesta terça-feira (24) uma lei que autoriza o desenvolvimento de um aplicativo de mensagens apoiado pelo Estado e integrado aos serviços do governo, enquanto Moscou se esforça para reduzir sua dependência de plataformas como WhatsApp e Telegram.

Há muito tempo, a Rússia busca estabelecer o que chama de soberania digital, promovendo serviços desenvolvidos internamente. Seu esforço para substituir plataformas tecnológicas estrangeiras tornou-se mais urgente quando algumas empresas ocidentais se retiraram do mercado russo após a invasão da Ucrânia por Moscou em fevereiro de 2022.

Os legisladores russos afirmam que o aplicativo estatal terá funcionalidades que os aplicativos Telegram e WhatsApp, da Meta Platforms’, não têm. Os críticos dizem que o fato de a Rússia exercer o controle estatal sobre ele representa riscos à privacidade e às liberdades pessoais.

Mikhail Klimarev, diretor da Sociedade de Proteção à Internet, um grupo russo de direitos digitais, disse no início deste mês que espera que a Rússia diminua as velocidades do WhatsApp e do Telegram para incentivar as pessoas a mudar para o novo aplicativo.


Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Golpe do Pix reverso está crescendo em 2025 segundo a Febraban. Veja como evitar cair nessa armadilha

O golpe do Pix reverso tem se tornado uma das fraudes financeiras mais comuns no…

Palestra orienta servidores a planejar e otimizar o tempo

Cerca de 60 servidores de várias secretarias municipais participaram nesta quinta-feira (30) da palestra Gestão…