12 de dezembro de 2024 21:17

Programa ‘Cola Aí’ mostra como rede municipal de Suzano trabalha literatura com as crianças

Conteúdo está disponibilizado no Youtube com o título ‘Magia das Histórias’ por meio do canal da Prefeitura de Suzano Foto: Divulgação/PMS

Compartilhe este conteúdo...

O programa da Secretaria Municipal de Educação “Cola Aí – Minha Escola na TV” destaca em sua última edição, transmitida na quarta-feira da última semana (04/12), as estratégias que são desenvolvidas em salas de aula para incentivar os alunos a explorarem o universo da literatura. O conteúdo está disponibilizado pelo canal da administração municipal no Youtube, TV Prefeitura de Suzano, com o título “Magia das Histórias”. Nesta, que foi a última transmissão do ano, participaram estudantes e professores de oito escolas municipais.

Sob condução da aluna Nicole Oliveira de Almeida, que apresentou o programa do Parque Municipal Max Feffer, foram chamadas matérias gravadas nas Escolas Municipais Professora Ignez de Castro Almeida Mayer, da Cidade Boa Vista; Elisabeth Ubeda Lopes Rodrigues, do Parque Maria Helena; Darcy Corrêa Gonçalves, da Vila Amorim; Professora Véra Lucia Marçal Moretti, do Jardim Gardênia; Professor Cláudio José Rodrigues, do Jardim Natal; Chácara Duchen; Manoel Vicente Ferreira Filho, da Vila Helena; e Vereador Antonio Martins, da Cidade Edson.

Em cada um dos quadros, a proposta permitiu que pudessem ser observadas as crianças participando de múltiplas experiências com a leitura escrita, por meio do projeto “Brincar de ler o mundo”. Essa iniciativa convidou as crianças e a comunidade escolar a refletir sobre o mundo em que vivem a partir da literatura para provocar, desafiar, emocionar e encantar, com estímulos para rabiscar, traçar, sentir e criar dentro do imaginário que é incentivado. Neste contexto, foi mostrado como são desenvolvidas experiências com a cultura popular, garantindo respeito aos povos indígenas, combate ao racismo e reflexões acerca da igualdade de gênero e do respeito e preservação da natureza.

A edição também compartilha depoimentos dos professores, que falam como as crianças pequenas apreciam ouvir histórias. Eles revelam como o prazer pela leitura se dá pela naturalidade das ações e o entretenimento que os livros proporcionam a alunos de diferentes idades. Os relatos dão conta dos benefícios da leitura para as crianças, ao desenvolver o raciocínio, a compreensão, a concentração e a memória. Além disso, essa prática amplia a capacidade criativa e o repertório de palavras.

A sequência de matérias busca mostrar de que maneira os pequenos têm a tendência de criar vínculo e familiaridade com os textos quando são incentivadas a ler com regularidade. Por meio do programa, é possível perceber que os livros e outros portadores de leitura são selecionados com um olhar atento e crítico, utilizando uma educação democrática para valorização da diversidade étnica e cultural. Os vídeos apresentam como, aos poucos, os riscos e as marcas gráficas começam a fazer parte das brincadeiras e as experiências escritas vão se tornando cada vez mais significativas, transformando as palavras faladas em textos.

O secretário Leandro Bassini enfatizou o quão abrangente é o trabalho de valorizar a literatura em sala de aula. “As histórias são trazidas por meio de contos, poesias, lendas e fábulas, desde livros com leituras pequenas, com muitas ilustrações, até histórias maiores, que trabalham a continuidade, a atenção e a curiosidade da criança. O prazer de ouvir e aprender faz com que a formação do seu imaginário seja multiplicada e fomenta muitas informações do universo literário. Neste contexto, também são trabalhadas histórias pessoais das crianças, que são convidadas a narrar, com escrita e imagem, um pouco das suas vivências”, disse Bassini.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS