5 de julho de 2019

Prefeitura entra no combate às queimadas, prática é crime

Com o término do período de chuvas e início do clima seco, típico das estações de Outono e Inverno, é comum a ocorrência de queimadas. A prática, muitas vezes criminosa, interfere e causa danos ao Meio Ambiente.
Nesse período, a Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente, Planejamento e Serviços Públicos, por meio da Coordenadoria de Fiscalização de Obras, Serviços Públicos e Posturas, intensifica os trabalhos em campo e com o uso das imagens captadas no Centro de Segurança Integrada (CSI).
Em caso de queimadas em propriedades particulares, os proprietários podem ser notificados, e, se houver reincidência, multados, como já tem ocorrido com base na Lei Municipal 2644/2009, Código de Posturas Municipal. A prática também é considerada crime pelo Código Florestal Brasileiro, por meio da Lei 12651/2012.
Entre os problemas ambientais causados pelas queimadas estão o aumento da temperatura global, fator que altera quantidade e distribuição das chuvas; poluição do ar; perda de áreas florestadas e a destruição de habitats naturais.
Para a saúde, a exposição à fumaça pode causar ou agravar doenças respiratórias. Denúncia de queimadas, ligue: Polícia Militar Ambiental 4798-2737 ou Fiscalização Municipal 4695-2801.