Na última quarta-feira (27/11), ocorreu em Mogi das Cruzes, cerimônia de renovação da frota do Samu, reunindo representantes de 88 municípios de cinco Estados.
O Ministério da Saúde entregou 100 ambulâncias, incluindo quatro para Mogi, todas equipadas com tecnologia avançada para maior eficiência nos atendimentos e redução do tempo de resposta, essenciais para salvar vidas e reduzir sequelas.
O evento ocorreu na sede da Engesig, onde o prefeito Caio Cunha destacou a renovação das unidades de Suporte Básico do Samu local, complementando os esforços da prefeitura para melhorar o transporte eletivo e a emergência móvel.
“O Samu está completando 20 anos de existência em 2024 e deve chegar à marca de 1.000 ambulâncias renovadas até o final do ano que vem”, disse a diretora Aline Costa, do Ministério da Saúde.
A substituição de veículos antigos por modelos modernos reduz custos de manutenção e garante qualidade no atendimento. As novas ambulâncias serão emplacadas e seguradas antes de entrarem em operação. Mogi integra o Cresamu, que atende seis cidades com 16 veículos, sendo 12 em operação, responsável por cerca de 45 mil atendimentos no último ano.