Eduardo Paes publicou um vídeo que viralizou nas redes sociais
Reprodução/Redes Sociais
Cinquenta e quatro pessoas foram abordadas utilizando caixas de som alto em volume em praias da Zona Sul do Rio no feriadão de São Sebastião. A ação fez parte de uma operação de ordenamento da Secretaria Municipal de Ordem Pública.
Durante as ações, os banhistas foram orientados a desligarem os equipamentos sonoros para não incomodar outros banhistas. Nesta terça-feira (21), a reportagem da BandNews FM esteve nas praias do Leme e de Ipanema e flagrou grupos de pessoas utilizando caixas de som em alto volume.
Em uma das imagens, é possível ver guardas municipais há poucos metros de onde um grupo de homens escutava música alta. Segundo a Guarda Municipal, a equipe que aparece nas imagens atuava em apoio ao projeto Rio em Ordem da Subprefeitura da Zona Sul, com foco na fiscalização do comércio ambulante irregular, incluindo venda de quentinhas, que geralmente são armazenadas de forma irregular.
A pasta reforçou que foi reforçada com os agentes a diretriz de abordagem à irregularidade das caixas de som.
Em outro ponto, na Praia do Arpoador, uma mulher percebe a equipe de reportagem gravando e tenta cobrir a caixa de som com uma kanga.
A reportagem conversou com banhistas que se incomodam com o barulho das músicas em alto volume.
Desde 2022, existe uma lei municipal que proíbe o uso de caixas do som em alto volume nas praias do Rio. A Guarda Municipal e a Secretaria de Ordem Pública atuam desde o início de setembro na Operação Verão com intensificação das fiscalizações na proibição de caixas de som na orla.
Apesar da abordagem e fiscalização ser educativa, só em 2024, mais de 150 aparelhos sonoros foram apreendidos pelas equipes.
No último sábado (18), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, publicou um vídeo que viralizou nas redes sociais, onde ele aborda banhistas que utilizavam caixas de som nas praias. A ação faz parte de uma campanha pela civilidade e pelo cumprimento da legislação municipal que proíbe o uso de equipamentos de som na areia.
No vídeo, Paes utilizou o bom humor para mostrar e educar os frequentadores das praias que som alto de música incomoda as pessoas que vão para relaxar.