Nesta quarta-feira (26), a Prefeitura de São Paulo entregou o segundo Centro de Cuidados Odontológicos da capital, o CCO Norte, localizado no território da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Santana/Jaçanã. Com capacidade para realizar 11.808 atendimentos por mês, o centro visa ampliar o acesso da população aos procedimentos odontológicos de Atenção Básica e Especializada, além de melhorar os índices de saúde bucal na região.
Ao todo, o CCO Norte possui 20 cadeiras odontológicas, sendo dez voltadas, a princípio, para a Atenção Básica, e dez cadeiras voltadas à Atenção Especializada: duas cadeiras para próteses, quatro cadeiras para endodontia e quatro cadeiras para cirurgia oral menor, sendo uma compartilhada para a especialidade de dor orofacial. A capacidade de atendimento é de 7.520 na Atenção Básica e 4.288 na Atenção Especializada. Somente nesse primeiro dia de funcionamento, estão agendados 300 pacientes.
Esse Centro de Cuidados Odontológicos conta com 183 colaboradores, entre cirurgiões dentistas, auxiliares em saúde bucal, farmacêuticos, técnico de farmácia, gerente de unidade, coordenador administrativo, técnico de segurança do trabalho, técnico de engenharia clínica e analista de T.I. O investimento total na implantação foi de R$ 4.242.000,00 e seu custeio mensal será de R$ 1.837.274,22.
O prefeito Ricardo Nunes destacou, durante a entrega, a capacidade dessa nova unidade. “O CCO tem profissionais da mais alta qualidade, equipamentos da mais alta qualidade, inclusive para fazer pela primeira vez o tratamento de dor orofacial. É um grande avanço”, disse.
“Estamos ampliando o acesso à saúde bucal com esse segundo Centro de Cuidados Odontológicos da cidade, levando equipamentos e atendimento de qualidade para a nossa população”, destacou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
O equipamento está localizado em um prédio de quatro andares próprio, no pavimento superior, onde está localizado o Ambulatório de Especialidades (AE) Tucuruvi, contando com dez salas odontológicas, acessibilidade (plataforma elevatória), sala de gerência, sala administrativa, banheiros acessíveis, almoxarifado, espaço para regulação, DML, sala laboratório de prótese, farmácia compartilhada com o AE Tucuruvi, entre outros espaços.
“Aqui o paciente vai poder fazer o atendimento tanto da atenção básica como na especializada. O horário ampliado auxilia para o trabalhador e para o estudante, então é mais uma porta aberta para esse atendimento”, celebrou a coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Marta Cipriano.
“Isso aqui é muito importante para a zona norte, porque principalmente as crianças e os idosos precisam desse trabalho. Eu sou moradora daqui da região. Coordeno uma associação, onde a gente trabalha com esporte. E a gente vê que tem muita procura dentro da instituição, porque é um tratamento caro, né? Por isso a importância desse espaço para a cidade, porque temos onde encaminhar, isso é muito legal!”, declarou Regiane Dias Torres, 60 anos.
O CCO Norte será administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) e está localizado num prédio de quatro andares na avenida Nova Cantareira, 1.467 – Tucuruvi, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 7h às 19h.
O Centro de Cuidados Odontológicos localizado na região central realizou desde sua entrega, em dezembro de 2022, mais de 1 milhão de atendimentos. A unidade está localizada na rua Jaraguá, 866, e é gerenciada pela Associação Filantrópica Nova Esperança (Afne).
Rede assistencial
O território da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Santana/Jaçanã conta com 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), três Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, um Ambulatório de Especialidades (AE), um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), um Serviço de Assistência Especializada (SAE) em IST/Aids, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um Pronto-socorro, dois Centros Especializados em Reabilitação (CERs), um centro de Convivência e Cooperativa (Cecco), quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), cinco Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs), duas Unidades de Acolhimentos Adulto (UAAs), duas Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis), entre outros serviços.