23 de dezembro de 2024 11:08

Prefeitura de São Paulo cria “Central Permanente do Carnaval” para aumentar diálogo com blocos, bandas, escolas de samba e entidades carnavalescas

Espaço no Centro da cidade será aberto na segunda-feira (2), com o objetivo de organizar o maior Carnaval do País. (Imagem: Divulgação)

Compartilhe este conteúdo...

No Dia Nacional do Samba, a Prefeitura de São Paulo abre, na segunda-feira (2), a Central Permanente do Carnaval, para manter um canal de comunicação com todos os envolvidos no evento: blocos de rua, bandas, escolas de samba e entidades carnavalescas.   

O objetivo é ter uma gestão compartilhada, por meio de um diálogo transparente e que considere as peculiaridades de um evento que, somados todos os dias, chega perto de 15 milhões de participantes. 

São Paulo tem o maior Carnaval do País e nós trabalhamos para realizar uma festa cada vez melhor, com segurança e alegria para todos”, disse o prefeito Ricardo Nunes (MDB), sobre mais essa aposta da administração municipal para aprimorar a realização da festa na capital. 

Considerado o maior do Brasil em número de participantes e impacto econômico, o Carnaval de São Paulo está entre os principais eventos da cidade. Nos últimos anos houve um crescimento significativo de público, entre moradores e turistas, e nos blocos de rua, o que demanda um trabalho coordenado e antecipado, visando garantir a ocupação do espaço público com o menor incômodo possível.  

A Central Permanente funcionará no Auditório Bruno Covas, que fica na sede da SPTuris, empresa de turismo e eventos da Prefeitura, no Centro da capital. “Nosso papel é ouvir as necessidades, apresentar as dificuldades e trabalhar para a construção de soluções”, disse o presidente da SPTuris, Gustavo Pires. 

A prioridade inicial serão os blocos de rua, que demandam uma atenção maior com relação ao regramento a ser observado. São entidades que defendem a importância dessa manifestação e reconhecem a necessidade do bom relacionamento com a população que prefere não participar. 

A SPTuris é a responsável pela interlocução com os blocos carnavalescos, de acordo com o Decreto nº 63.925, que cria a Comissão Especial de Organização do Carnaval de Rua 2025, publicado na quinta-feira (28) no Diário Oficial. 

A empresa fornece a infraestrutura para mais de 3 mil eventos públicos por ano, entre eles o Réveillon da Av. Paulista, a Virada Cultura, a Parada LGBTQIA+ e a Marcha para Jesus, além de centenas de celebrações comunitárias que ocupam ruas e praças.  

De acordo com a SPTuris, estão programadas para a próxima semana as primeiras reuniões com os mais de 350 blocos.  Além desses encontros, a SPTuris iniciou na sexta-feira (29) as reuniões com os órgãos públicos responsáveis por diversos serviços, como segurança, mobilidade e trânsito e saúde.   

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS