Na última quarta-feira (13), a secretária de Mobilidade Urbana de Mogi das Cruzes, Míriam Benites, compareceu à Câmara Municipal para explicar a renovação de dez anos do contrato (nº 27/2010) entre a Prefeitura e a empresa de transporte coletivo Princesa do Norte SA.
A reunião foi presidida pelo vereador Iduigues Martins (PT), membro da Comissão de Transporte e Segurança Pública. O edil destacou que a renovação do contrato, considerada apressada, deveria ter incluído o Legislativo e a sociedade. Miriam Benites, contudo, afirmou que o processo seguiu os trâmites normais, acelerado pela tecnologia online da Prefeitura, e garantiu a continuidade do serviço.
A vereadora Inês Paz (PSOL) lamentou a falta de diálogo, considerando as queixas sobre superlotação e horários. Benites reconheceu problemas nos horários de pico, mas afirmou que o equilíbrio econômico-financeiro do contrato é necessário, especialmente diante da queda de demanda.
A manutenção do subsídio tarifário de R$ 0,70 por passageiro, que vence no fim do ano, também foi discutida.
A secretária ressaltou que a manutenção ou o encerramento desse modelo vai depender da decisão da nova gestão e da previsão do subsídio na Lei Orçamentária Anual (LOA).
O presidente da Câmara, Francimário Vieira Farofa (PL), agradeceu a presença de Benites, mas criticou a falta de diálogo, apontando que a transição de governo não foi considerada no processo.