O prefeito Caio Cunha entregou, na manhã desta quinta-feira (04/07), o Canil da Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes. A estrutura foi construída em parte da área do antigo Sesi, no distrito de Cezar de Souza, e possui a estrutura para abrigar e treinar os cães que fazem parte da corporação.
O Canil da Guarda Civil Municipal tem três baias, com espaço para um cão em cada uma delas. Além disso, ele conta com local para treinamento dos cães e estrutura administrativa, com salas para o trabalho dos guardas civis municipais, além de estacionamento para as viaturas. O investimento para a construção foi de R$ 576.601,83, sendo R$ 400 mil de emenda parlamentar e contrapartida municipal.
“O município tem o compromisso de oferecer estrutura para o trabalho de segurança pública, os agentes da Guarda Civil Municipal, as ações de inteligência, tecnologia e o canil, que está sendo entregue para ampliar ainda mais este trabalho”, afirmou o prefeito Caio Cunha. “Este espaço também tem um elemento importante no que se refere à causa animal. Tudo aqui foi pensando, não só da questão da segurança pública, mas também na saúde e na integridade do animal”, completou.
A unidade do Canil da Guarda Civil Municipal conta atualmente com dois cães: Mamba (fêmea) e Raio (macho). Eles já atuam em ações da corporação, com destaque para ocorrência envolvendo a localização de entorpecentes. Enquanto a sede da unidade estava sendo construída, os animais permaneceram no Centro de Bem Estar Animal, na Vila São Francisco. Além deles, mais um cão, Apolo, está em fase de treinamento com a equipe do canil.
O Canil da Guarda Civil Municipal foi construído em parte da área que abrigava a antiga unidade do Sesi no distrito de Cezar de Souza. Além dele, o espaço também receberá uma escola para o atendimento de Ensino Fundamental, que será construída pela Secretaria Municipal de Educação.
A implantação do grupamento de canil e a construção da nova sede faz parte de uma série de investimentos que estão sendo realizados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para o fortalecimento do trabalho da Guarda Civil Municipal. Entre os destaques, está a a criação de 148 novos cargos, no ano passado. Na noite desta terça-feira (03/07), 65 novos guardas municipais que completaram a primeira fase do treinamento para atuar na corporação foram apresentados. Com estes profissionais, o efetivo atualmente é de 313 guardas civis municipais.
A administração municipal também promoveu a reestruturação do Plano de Carreira da Guarda Municipal, que estabeleceu novas regras para a progressão da categoria no quadro hierárquico, beneficiando e valorizando os guardas municipais. A medida também significou melhoria salarial para os guardas municipais.
A corporação também recebeu dez novas viaturas e 12 motocicletas, que estão sendo utilizadas nas ações de patrulhamento e no trabalho dos grupamentos específicos da Guarda Civil Municipal. Também foram adquiridos novos equipamentos que foram incorporados aos trabalhos de rotina dos servidores.
Também participaram da cerimônia de entrega do Canil da Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes, o secretário municipal de Segurança, Augusto Cesar Barbosa, o comandante da Guarda Municipal, Walter Siqueira, a vereadora Malu Fernandes e o tenente André Belarmino, representando a Polícia Militar.