• Home
  • Cidades
  • Arujá
  • Prefeitura de Arujá reforça atendimento a pessoas em situação de rua durante o calor

Prefeitura de Arujá reforça atendimento a pessoas em situação de rua durante o calor

Os atendimentos à população em situação de rua em Arujá seguem de forma contínua pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com reforço por meio do projeto Operação Altas Temperaturas. Durante os dias de calor intenso, são distribuídos kits com frutas frescas e água mineral gelada para aqueles que buscam atendimento na unidade e por meio das abordagens sociais. Desde o início de 2025, foram entregues mais de 300 kits.

A ação, iniciada na última semana, deve durar durante as estações de Primavera e Verão, quando o calor é mais intenso. Os kits de proteção são distribuídos diariamente no período matutino, quando os termômetros atingirem 32°C ou sensação térmica equivalente, e no período noturno, uma vez ao mês ou conforme a demanda.

Além da distribuição dos kits, a equipe realiza encaminhamentos para a rede socioassistencial e de saúde conforme a necessidade de cada pessoa. Aqueles que aceitam o direcionamento podem utilizar a ducha higiênica disponível no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro e também recebem kits de higiene pessoal. Tendo sido realizados mais de 300 encaminhamentos.

A Prefeitura de Arujá pede à população que colabore com a iniciativa, relatando casos que se enquadrem no perfil da operação. Se for identificado que a pessoa está passando mal ou em situação de emergência, a orientação é acionar imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo número 192, para que uma equipe de saúde avalie a situação. Nos demais casos, as solicitações podem ser feitas diretamente ao CREAS, pelo telefone (11) 4651-3293, ou à Guarda Civil Municipal (GCM), pelo Disque 153.

O CREAS de Arujá está localizado na Rua Antônio Natividade Coutinho, 49, Centro.

VEJA MAIS

GCM de Santa Isabel amplia atuação e reforça segurança em todo o município

A Guarda Civil Municipal de Santa Isabel tem desempenhado um papel cada vez mais importante…

Mogi intensifica vacinação e vigilância contra febre amarela após alerta epidemiológico

A Prefeitura de Mogi das Cruzes reforçou as ações de prevenção, monitoramento e vacinação contra…

Nova estação Sesc-Pompeia facilitará acesso a polo cultural e de entretenimento na zona oeste

A população da zona oeste da capital paulista ganhará, nos próximos dias, uma nova opção…