Ao assumir uma rede de saúde capenga, marcada por filas extensas e falta de médicos, o prefeito Lucas Sanches (PL) enfrenta o desafio de reestruturar o sistema. Com foco em resolver os problemas herdados, a gestão aposta na contratação de profissionais para reduzir o caos e garantir atendimento digno à população.
A Prefeitura contratou 52 médicos para ampliar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e serviços especializados em todas as regiões da cidade. As especialidades incluem clínica médica, pediatria, ginecologia e medicina da família. As contratações foram distribuídas: 16 médicos para as regiões Centro e Cantareira, 12 para São João/Bonsucesso e 8 para Pimentas/Cumbica. Os profissionais atuam também no Centro de Referência à Saúde do Idoso (Ceresi) e no serviço de atenção domiciliar (Emad).
A iniciativa inclui o retorno de médicos com contratos encerrados em dezembro e o aumento da carga horária de quem já estava em serviço.
“Fizemos uma grande força-tarefa na operação Fila Zero para buscar contato com aquelas pessoas que estavam há seis ou até oito anos na fila e não conseguiam passar por um médico. Agora, nas UBSs, convencemos os médicos que haviam saído e iniciamos essa retomada. Ainda nesta semana diversas UBSs retomarão o atendimento à população“, comentou Lucas Sanches.