Lucas Sanches Promessia (PL), prefeito de Guarulhos anunciou em suas redes sociais, uma série de medidas para enfrentar o caos na saúde pública do município, herdado da gestão anterior.
Segundo ele, a situação encontrada era alarmante, com 250 mil pessoas aguardando consultas e exames, além de um déficit de 300 médicos na rede municipal.
Para reduzir essa demanda, a atual administração implantou o “Programa Fila Zero“, que tem realizado atendimentos aos finais de semana para acelerar consultas, exames e cirurgias de pacientes que aguardavam há anos. “Só nos dois primeiros meses, realizamos 57 mil exames“, destacou o prefeito.
Além da força-tarefa para reduzir a fila de espera, Sanches informou que a prefeitura está preparando um processo licitatório para a contratação de médicos especialistas. O objetivo é zerar a demanda reprimida o quanto antes e garantir atendimento de qualidade aos guarulhenses.
O prefeito também mencionou a necessidade de reestruturar as unidades de saúde, muitas delas com problemas estruturais, infiltrações e tetos comprometidos.
Entre as reformas em andamento, estão a modernização do CEMEG Cumbica/Pimentas e a atualização do Hospital Pimentas, que passará por uma reforma completa posteriormente. Além disso, nos primeiros seis meses de gestão, será entregue a Clínica da Família no bairro Água Azul, introduzindo um novo modelo de atendimento na cidade.
“Temos acompanhado o dia a dia da saúde municipal e vamos mudar essa realidade“, afirmou Sanches, reforçando o compromisso de sua gestão com melhorias concretas para a população.
Movimento 60+
No próximo sábado (22), a Prefeitura de Guarulhos realizará o evento “Mulheres na Melhor Idade” no Bosque Maia, das 8h às 12h, oferecendo diversas atividades gratuitas para mulheres acima de 60 anos. A iniciativa visa promover saúde, bem-estar, socialização e inclusão.
O evento incluirá aulas de dança, feira de saúde, massagens relaxantes, técnicas de relaxamento, orientações sobre direitos e saúde bucal, inscrições para cursos de geração de renda e CadÚnico.