O novo Toyota RAV4 é mais do que uma simples atualização. O SUV se tornou uma referência nos mercados globais graças à capacidade da Toyota de torná-lo um carro para as massas. Este mês, exatamente 21 anos após a introdução da primeira geração do RAV4, conhecida como série XA10, o fabricante japonês apresentou a sexta versão.
Aqui estão alguns fatos interessantes que explicam por que o Toyota RAV4 é tão importante para o fabricante japonês e para os mercados globais.
39
Fonte: Toyota
É o veículo mais vendido do mundo
O RAV4 não é apenas o veículo mais popular da Toyota, mesmo à frente do Corolla, ele também é o carro mais vendido do mundo. Embora os números para todo o ano de 2024 ainda não estejam prontos, é muito provável que ele lidere a classificação global de modelos, apenas algumas unidades à frente do Tesla Model Y, o veículo mais vendido do mundo em 2023.
Essa é uma posição notável, considerando que foi seu último ano completo no mercado antes de a nova geração chegar às ruas este ano.
De acordo com a pesquisa, baseada em dados de 117 mercados, o RAV4 vendeu cerca de 1,178 milhão de unidades no ano passado, um aumento de 10% em relação a 2023. O crescimento é bastante surpreendente, considerando que a quinta geração está no mercado desde 2018. Sua popularidade contínua em mercados como China, EUA, Europa, Japão, Oriente Médio, Austrália e até mesmo em mercados emergentes contribuiu para esse sucesso.

Vendas globais do Toyota RAV4 por geração. * Vendas até dezembro de 2024. Fonte: Toyota, estatísticas de vendas nacionais por país.
Foto de: Motor1.com
13 de cada 100 Toyota vendidos são RAV4
Em 2024, esse o Toyota RAV4 foi responsável por 12,6% das vendas globais da marca. Essa é uma contribuição significativa que torna o RAV4 um produto fundamental para a Toyota. Ele é ainda mais importante em alguns países, como os Estados Unidos (23% das vendas da Toyota lá), China (21%), Austrália (26%), Canadá (37%), Taiwan (16%) e México (13%). Na Europa e Turquia, o RAV4 foi responsável por 8% das vendas da marca.
A Toyota vendeu 47% dos RAV4 nos EUA e no Canadá e 30% na China, incluindo Taiwan. A região Europa-Turquia foi responsável por 7,5% do total global; o Sudeste Asiático-Pacífico, 6%.

Vendas dos modelos da Toyota
Foto de: Motor1.com
O primeiro SUV para as massas
O Toyota RAV4 foi o primeiro SUV que não era um veículo exclusivo. Até o lançamento da primeira geração em 1994, todos os SUVs/off-roaders disponíveis nos mercados mundiais eram de luxo. E a maioria da população não podia comprá-los.
O RAV4 mudou essa situação e criou um novo segmento (talvez, junto com o Kia Sportage) que logo foi acompanhado por todos os seus concorrentes, começando com o Honda CR-V ou o Land Rover Freelander da época.
Com a sexta geração, a Toyota quer manter a posição estratégica do RAV4 em um mercado global cada vez mais competitivo e difícil. A ofensiva chinesa agora tem um novo e mais forte rival.
O autor do artigo, Felipe Muñoz, é Especialista no setor automotivo da JATO Dynamics.