5 de julho de 2019

Políticos da cidade se articulam visando as eleições do próximo ano

Aos poucos a eleição do próximo ano começa a se desenhar entre os principais nomes que deverão concorrer ao cargo majoritário.
Nos bastidores, a movimentação é bastante agitada, alguns correndo atrás de legenda partidária, outros tentando apoio e negociando tratativas.
O ex-prefeito José Maria de Siqueira vem conversando com a cúpula que coordena o MDB na região a fim de conquistar a vaga para ser cabeça de chapa nas próximas eleições. José Maria ainda não se manifestou se pretende ser candidato nas próximas eleições. Pelo menos a conversa que ele teve com o coordenador regional do MDB era de candidatura em 2020. “Isso significa que existe as intenções de disputa”, revelou a coordenação do partido.
Outro nome que vem se articulando, apesar de fazer uma das piores gestões é do atual prefeito Walter Tajiri (PTB).
Segundo apurou a reportagem, Tajiri vem negociando com o coordenador regional do PSDB. Ele e o ex-prefeito Carlos Alberto Taino Junior - o Inho foram até o prefeito Marcus Melo, em Mogi das Cruzes pedir a legenda para concorrer à reeleição. Com apoio de Inho que trabalha nos bastidores, mesmo recebendo o apoio do Partido Liberal (PL), ex-PR, o traçado do prefeito Tajiri deve mesmo ter o apoio do Inho que irá indicar o vice na chapa, provavelmente alguma pessoa de sua confiança, devendo ser a sua esposa, Roberta Taino. Neste caso, fica descartado, o apoio que seria do atual vereador Marcelo Batista de Miranda Melo (PL), o Marcelo da Imobiliária que já declarou para a nossa reportagem que não pretende ser candidato a prefeito e nem a vereador. “Eu vou cuidar dos meus negócios”, disse em entrevista. O prefeito Tajiri deve receber ainda o apoio do ex-secretário municipal de Governo, Ronaldo Júlio de Oliveira, mais conhecido como Ronaldo Porco. A estratégia, segundo informou uma fonte fidedigna seria de atuar nos bastidores sem que não levante suspeita, justamente por ele responder há vários processos na Justiça. Haja vista que Porco teria sido o pivô da queda do prefeito afastado Jarbas Ezequiel de Aguiar. Em troca, Porco teria a participação em alguns negócios na prefeitura. “Quem disse que o Porco deixou Biritiba? Tanto o Tajiri como alguns dos vereadores estão amarrados com ele, basta ver alguns contratos e as empresas que estão por detrás deles”, alertou a fonte.
O vereador Reinaldo Pereira Junior (DEM), o Reinaldinho, já manifestou o desejo de se candidatar ao cargo majoritário em 2020. Ele vem conversando com algumas autoridades para fechar acordos de legenda. Reinaldinho está em seu primeiro mandato como parlamentar. Sua última conversa foi com o deputado federal, Marco Bertaiolli (PSD) que acenou positivo a ele.
O jornalista Nelson Camargo, o popular Nelsinho do Jornal também manifestou o desejo de concorrer ao cargo majoritário no próximo ano.
Conhecedor de Biritiba Mirim desde 1988, quando chegou na cidade para conhecer de ponta a ponta, o jornalista espera definir nos próximos dias sua legenda que irá dar início a uma nova era na cidade. Com planos e propostas inovadoras e ousadas, Nelsinho promete causar surpresa a todos com o que pretende apresentar. Ele vem conversando com várias lideranças partidárias. “Muita gente vai se surpreender na hora que ver quem irá apoiá-lo, haja vista a quantidade de autoridades que respeitam o seu trabalho e já demonstram querer apoiá-lo em caso da confirmação do seu nome”, comentou um de seus assessores que preferiu o anonimato.
A definição de quem será candidato ocorrerá somente após as convenções partidárias em 2020.