Poá foi representada pela secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Claudete Canada, na 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada em Belém (PA). Ela participou de três painéis oficiais voltados à justiça climática, equidade de gênero e ao fortalecimento de políticas locais sustentáveis, levando a experiência poaense a um dos principais fóruns ambientais do mundo.
A primeira participação ocorreu no dia 14, no Prédio da Economia Criativa, durante o painel “Mulheres pelo Clima e Biodiversidade: Nossas vozes pela Justiça Climática”.
Ainda no dia (14), Claudete também participou, pela Frente Nacional, de evento paralelo da COP30, que discutiu o papel das gestoras públicas locais na implementação de políticas climáticas e de biodiversidade nos territórios.
No sábado (15), a secretária de Meio Ambiente encerrou sua passagem na COP 30 durante o painel “Financiamento e Capacitação: Fortalecendo os Municípios para a Agenda Climática”. O debate abordou formas de ampliar o acesso dos municípios a recursos e conhecimento técnico para implementação de políticas climáticas e ações de resiliência urbana.
O prefeito Saulo Souza (PP), destacou a importância da participação da chefe da pasta na COP30 como marco para o fortalecimento das políticas ambientais. do município.