Quem gosta mesmo de carro costuma torcer o nariz para os SUVs, mas não é que de vez em quando aparece um que se salva e se diferencia do rebanho? Um deles é o Peugeot 2008 Allure (R$ 153.990) com o qual passamos uma semana andando tanto na cidade quanto na estrada, uma delas com trechos sinuosos.
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Mas por que será que o Peugeot 2008 não está vendendo tão bem quanto os rivais em 2025? Pelo ranking de AUTOO, no acumulado do primeiro trimestre, foram 3.537 unidades, o que é suficiente para o ocupar apenas o 10º lugar do segmento. O líder Volkswagen T-Cross já teve 18.379 no mesmo período.
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Depois que mudou de geração e passou a ser fabricado na Argentina, Peugeot 2008 até que mostrou bons números de vendas, mas veio caindo desde janeiro último. Bem, vamos primeiro à parte boa do carro, que deixa essa questão das vendas baixas mais intrigante. O acerto do conjunto merece elogios, conseguindo aliar bom desempenho com valentia em enfrentar obstáculos pelo caminho, como lombadas e valetas.
Estiloso por dentro e por fora
Imagem: Divulgação
O motor 1.0 turboflex de 130 cv e 20,4 1.750 rpm responde bem aos comandos do acelerador, com variador de fase apenas na admissão e com comando de válvulas acionado por corrente, o que dispensa a famosa correia dentada que exige ser trocada a cada 50 mil km, em média.
Mesmo sem as hastes atrás do volante nesta versão intermediária e com bons 22,8 cm de vão livre do solo, o 2008 transmite segurança nas curvas, ajudado pelos pneus 215/60R 17 GT Radial na unidade avaliada. Além disso, o acerto da suspensão consegue absorver as irregularidades do piso, sem deixar a estabilidade de lado.
O volante esportivo, tanto com a base quando a parte de cima achatadas bem como o cluster digital e configurável e a posição de dirigir bem ajustável são pontos que animam o motorista. Ponto positivo também para a boa visibiliade, inclusive a proporcionada pelos retrovisores externos, que são pintados de preto brilhante e rebatíveis eletricamente.
Há discos nas quatro rodas que funcionam a contento, com boa calibragem do sistema, o que inclui a desmultiplicação correta do hidrovácuo, o que não causas sustos e solavancos ao pisar no pedal. Além disso, o nível de ruiído se manteve adequado durante toda a avaliação.
Tudo isso somado a um bom equilíbrio entre desempenho e consumo. De acordo com a fabricante, o 2008 Allure 2025 pode acelerar de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e atingir 194 km/l e, com apenas etanol no tanque, conforme o Inmetro, o carro pode fazer 8,5 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada, dados que passam para 12 km/l e 14,1 km/l com gasolina, respectivamente.
Na parte do visual, então, o 2008 Allure enche os olhos. A unidade avaliada, pintada de Azul Quasar com lanternas traseiras fumês ficou bem atraente. A frente esportiva conta com grandes entradas de ar, faróis de LED, luzes diurnas que remetem as garras do leão, símbolo da marca francesa que já foi sediada em Lyon (França).
O interior pe espaçoso para cinco ocupantes, com bom nível de acabamento, incluindo bancos confortáveis revestidos de couro, entradas USB para os passageiros do banco traseiro e carregador por indução para o celular no console central. Nesta versão Alllure, não há teto solar, mas a lista de equipamentos é interessante.
Veredicto
Difícil explicar como um SUV bem equilibrado e atraente como o 2008 Allure tem vendido menos de 5 vezes que o líder do segmento. Talvez o porta-malas pequeno, de 374 litros e o antigo problema da reputação da marca no Brasil (que parece crônico) estejam atrapalhando o carro no mercado.

Imagem: Carlos Guimarães

Carlos Guimares
Jornalista h mais de 20 anos, j acelerou vrias novidades, mas no dispensa seu clssico no final de semana