O BYD Song Plus se consolidou como um dos principais SUVs híbridos plug-in no mercado brasileiro, conquistando uma fatia expressiva do segmento graças à sua proposta de eficiência energética, alto nível tecnológico e bom espaço interno.
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Em 2024, o modelo teve papel fundamental na expansão da marca no país, com mais de 17 mil unidades emplacadas, reforçando o apelo dos eletrificados da fabricante chinesa.
Agora, em 2025, a BYD acaba de apresentar no Brasil a linha 2026 do Song Plus, trazendo uma série de atualizações visuais e mecânicas para manter o modelo competitivo frente à crescente oferta de híbridos e elétricos no mercado nacional.
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Apesar das novidades da linha 2026, consumidores relatam problemas e insatisfações nas versões anteriores do Song Plus.
Se por um lado o modelo atrai pela eficiência e proposta tecnológica, por outro, alguns proprietários têm manifestado reclamações quanto ao volante, problemas com o carregador e chave digital.
A seguir, destacamos três principais pontos de queixa registrados por donos do SUV em plataformas de defesa do consumidor, revelando um certo contraste entre a promessa da marca e a experiência real de uso.
1. Desgaste do volante
Imagem: Divulgação
Vários proprietários do BYD Song Plus têm relatado um problema específico relacionado ao desgaste prematuro do volante, especialmente nas versões lançadas entre 2023 e 2024. As principais reclamações apontam que o revestimento do volante, geralmente um material sintético que simula couro, começa a descascar ou esfarelar em pouco tempo de uso, em alguns casos com menos de 10 mil km rodados.
Dona de um BYD Song Plus 2024 relatou desgaste e rachaduras no volante com menos de um ano de uso. Mesmo com o carro na garantia, a concessionária atribuiu o problema a mau uso, alegando contato com produtos químicos ou anéis, o que ela nega, afirmando ser cirurgiã e não usar nada nas mãos. Para a proprietária, o problema revela falta de qualidade no material do volante.
O proprietário de um BYD Song Plus comprado em junho de 2024 relatou que o volante começou a descascar após 9 meses de uso. Acionou a BYD, que prometeu a troca da peça em 10 dias, mas o prazo não foi cumprido e até a publicação deste artigo não havia previsão de entrega.
O carro passou 48 horas na concessionária para avaliação, mas continuava com o defeito, afetando a estética e a experiência de uso. O proprietário, que antes recomendava o modelo, passou a criticar o atendimento pós-venda da marca.
Já um dono de um BYD Song Plus zero km relatou que, com menos de um ano de uso, o volante começou a enrugar e descascar. A queixa foi registrada na primeira revisão, mas após dois meses não houve retorno. A concessionária alegou falta de uma ferramenta específica da BYD (acoplador de volante) para realizar a troca.
Segundo o relato, o proprietário conhece outras cinco pessoas que enfrentam o mesmo problema.
Em todos os casos, a resposta da BYD aos consumidores foi a mesma: “Reiteramos que o seu caso se encontra em tratativa através dos nossos departamentos internos. Ressaltamos que, assim que possível, retornaremos o contato com um esclarecimento.”
2. Problemas com o carregador

Imagem: Divulgação
“Comprei meu BYD Song Plus à vista em dezembro de 2024 na concessionária BYD e fui bem atendido, com entrega dentro do prazo. Porém, o carregador portátil não funciona no padrão brasileiro de 220V, só liga no 110V. Segui todas as orientações, incluindo uma visita técnica que indicou a necessidade de um disjuntor dedicado de 20 amperes,“ escreveu um cliente.
A BYD esclareceu que os carregadores portáteis do Song Plus possuem um sistema avançado de segurança interna, que avalia as condições da infraestrutura elétrica no momento da conexão.
Caso seja detectada a ausência de aterramento adequado ou qualquer outra irregularidade que possa comprometer a integridade do equipamento durante o carregamento, o dispositivo interrompe automaticamente seu funcionamento como medida de proteção.
“Instalei uma tomada 220V de 20A com aterramento e proteção recomendados para carregar meu BYD Song Plus, mas o carregador próprio não funcionou.“
A BYD informou que, para analisar a solicitação, seria necessário que o proprietário levasse o carregador até uma concessionária para avaliação técnica. Caso seja identificada alguma falha no equipamento, a empresa providenciará a substituição do aparelho.
“Comprei um BYD Song Plus Premium em março de 2025 e instalei uma tomada 220V com tudo dentro das normas. Mesmo assim, o carregador portátil não funciona em 220V, apenas em 127V. Descobri que o equipamento não aceita voltagens acima de 220V, e minha rede entrega 236,7V — algo comum em São Paulo. Vi que outros clientes da marca relatam o mesmo problema.”
Neste caso, a reclamação ainda consta como não resolvida.
3. Chave digital

Imagem: Divulgação
Uma das promessas tecnológicas do BYD Song Plus, a chave digital por aproximação (NFC) também é alvo de críticas por parte de diversos proprietários. A funcionalidade, que deveria permitir o uso do carro sem a chave física, enfrenta falhas e limitações na prática.
Entre as principais queixas estão a ausência do cartão NFC, que em alguns casos não acompanha o veículo e precisa ser comprado à parte, e a demora na ativação da função, que pode levar semanas sem retorno claro da marca. Além disso, há relatos de incompatibilidade com celulares Android, especialmente da Samsung, devido à dependência do aplicativo Samsung Wallet, indisponível em alguns países.
Um consumidor, por exemplo, reclamava de problemas para ativar a funcionalidade da chave digital em seu BYD Song Plus 2024/2025. Segundo ele, a opção de cadastro não aparece no monitor do veículo, tampouco no aplicativo já instalado no celular. Após duas ligações para a central de atendimento e uma visita à concessionária, o caso ainda não foi resolvido.
A BYD respondeu ao consumidor informando que o atendimento foi registrado em protocolo e solicitou que a reclamação não seja finalizada até que um posicionamento final seja fornecido pela empresa.
Um dono de três veículos BYD – uma Shark 2025, um Song Plus 2025 e um Seal 2025 – também relata dificuldades com a tecnologia de chave digital. Segundo ele, consegue acessar as chaves pelo smartphone S25 Ultra, mas ao tentar transferi-las para a Samsung Galaxy Watch Ultra, a opção não está disponível.
O cliente solicitou no site de defesa do consumidor a liberação dessa funcionalidade para os relógios da Samsung, ressaltando que, em muitas situações, o uso do relógio seria mais prático do que o celular. Ele destaca ainda que a tecnologia já está disponível para o Apple Watch e pede que a BYD faça a liberação para os dispositivos Samsung.
A BYD esclareceu que, conforme informado em seu site, a função de chave digital por aproximação é compatível com os seguintes dispositivos Samsung Galaxy: S23 Ultra, S23+, S23, Z Flip 5 e Z Fold 5.
Para dispositivos Apple, a tecnologia está disponível para iPhones a partir do modelo XS e para o Apple Watch Series 5 ou versões posteriores.
“Adquiri o veículo BYD SONG PLUS GS DM-I, em 31/08/2024. Desde que retirei o carro, em 05/09/2024, venho enfrentando dificuldades para ativar a Chave Digital, mesmo após inúmeras tentativas e procedimentos realizados junto à concessionária e à montadora.” A reclamação não havia sido respondida.